BNDES financia R$ 2,9 bilhões para obras em rodovias da região de Rio Preto
O apoio do banco inclui R$ 2,783 bilhões em emissão de debêntures incentivadas; as rodovias beneficiadas são a Washington Luís (SP-310), José Dela Vechia (SP-323), Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Carlos Tonani (SP-333) e Comendador Pedro Monteleone (SP-351), que cortam as regiões de Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta sexta-feira, 5, a aprovação de um financiamento de R$ 2,96 bilhões para a Ecovias Noroeste Paulista. O recurso será destinado a obras de melhorias e ampliação da capacidade do sistema rodoviário do Lote Noroeste Paulista.
As rodovias beneficiadas são a Washington Luís (SP-310), José Dela Vechia (SP-323), Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Carlos Tonani (SP-333) e Comendador Pedro Monteleone (SP-351), que cortam as regiões de Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos.
O apoio do banco inclui R$ 2,783 bilhões em emissão de debêntures incentivadas, coordenadas pela própria instituição, além de R$ 178,33 milhões via linha FINEM. A operação contará ainda com R$ 1,173 bilhão de outros debenturistas, totalizando R$ 4,133 bilhões em endividamento de longo prazo. Ao todo, o projeto terá investimento de R$ 6 bilhões até 2030 e deve gerar 2.159 empregos diretos e indiretos. Durante os 30 anos de concessão, estão previstos mais de R$ 16 bilhões em aportes.
A Ecovias Noroeste Paulista administra 600 quilômetros de rodovias e prevê, entre as obras de ampliação, 123 quilômetros de duplicações (deixando somente 44,1 km em pista simples ao fim da concessão), 147 km de faixas adicionais, 26 km de vias marginais em trechos urbanos, além de passarelas e 75 km de ciclovias.
Outro destaque será a modernização das praças de pedágio: as dez existentes serão substituídas gradualmente por pórticos de cobrança eletrônica no sistema free flow — duas delas já foram convertidas.
As intervenções incluem ainda a aquisição de veículos de apoio, equipamentos de fiscalização e telecomunicações, além da implementação de programas ambientais.
“As rodovias na região noroeste de São Paulo são um importante corredor logístico para o transporte de produtos agropecuários, fertilizantes, combustíveis e materiais de construção. O financiamento aprovado pelo BNDES é fruto da atuação republicana do governo do presidente Lula, que trabalha para levar o desenvolvimento a todos os estados brasileiros”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
“Essa solução assegura a sustentabilidade financeira do projeto e, ao mesmo tempo, viabiliza entregas que gerarão mais segurança, eficiência logística e desenvolvimento regional” afirma a diretora de Finanças Corporativas do Grupo EcoRodovias, Andrea Fernandes..
O Lote Noroeste Paulista foi arrematado pela Ecovias em setembro de 2022 e corta 32 municípios: Araraquara, Barretos, Barrinha, Bebedouro, Borborema, Catanduva, Catiguá, Cedral, Colina, Dobrada, Fernando Prestes, Guariba, Ibaté, Itápolis, Jaboticabal, Matão, Mirassol, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Pitangueiras, Santa Adélia, Santa Ernestina, São Carlos, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Taiúva, Taquaral, Taquaritinga, Uchoa e Vista Alegre do Monte Alto.