Diário da Região
AGRONEGÓCIOS EM PAUTA

Recorde de grãos

por Cristina Cais
Publicado há 1 hora
Exibindo 0 de 0
Recorde na produção de milho, de 139,47 milhões de toneladas, um aumento extraordinário, de mais de 20% (Divulgação)
Recorde na produção de milho, de 139,47 milhões de toneladas, um aumento extraordinário, de mais de 20% (Divulgação)
Produção de cacau terá dia de palestras, hoje, na Expo Rio Preto (Divulgação)
Produção de cacau terá dia de palestras, hoje, na Expo Rio Preto (Divulgação)
Ouvir matéria

A safra brasileira de grãos 2024-2025 foi encerrada com a estimativa de 350,2 milhões de toneladas e estabelece um novo recorde na série histórica, superando o volume da temporada 2022-2023, quando foram colhidas 324,36 milhões de toneladas. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta uma alta de 16,3% nesta safra sobre a temporada anterior, o que corresponde ao volume maior de 49,1 milhões de toneladas, sendo que milho, soja, arroz e algodão representam 47 milhões de toneladas deste total. “Além dessa grande safra, nós temos a maior safra de soja, com 171,47 milhões de toneladas e 13,3% a mais da safra do ano passado. Recorde na produção de milho, de 139,47 milhões de toneladas, um aumento extraordinário, de mais de 20%. E a maior safra de algodão em pluma”, destacou o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Exportação de ovos

As exportações brasileiras de ovos (incluindo produtos in natura e processados) totalizaram 2,129 mil toneladas em agosto de 2025, segundo levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume é 71,9% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram embarcadas 1,239 mil toneladas. A receita gerada com os embarques em agosto chegou a US$ 5,729 milhões, desempenho 90,8% superior em relação ao mesmo período de 2024, com US$ 3,003 milhões. Com este resultado, segundo a ABPA, as exportações acumuladas entre janeiro e agosto alcançaram 32,3 mil toneladas, com alta de 192,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Cacau na Expo Rio Preto

Hoje, a partir das 8h, no Recinto de Exposições de Rio Preto, durante o Intertech Agro da feira, um dia de palestras será dedicado à produção regional de cacau. Segundo o diretor da Cati (Secretaria estadual de Agricultura) de Rio Preto, Fernando Miqueleti, os palestrantes — de vários estados brasileiros e onde se concentram alta produção do fruto — vão falar sobre o desenvolvimento da cultura, a principal matéria-prima para a fabricação de chocolate. “Teremos palestras sobre o zoneamento climático do cacau, sobre materiais adaptados para o estado de São Paulo e vamos falar sobre o projeto de pesquisa com várias instituições e universidades que abordarão o fruto desde o campo até a prateleira”, afirmou Fernando.

Borracha natural

A Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) foi credenciada pelo governo do estado de São Paulo como representante oficial da Cadeia Produtiva Local (CPL) da borracha natural, dentro do programa SP Produz. Conforme o diretor-executivo da Apabor, Fábio Tonus, o credenciamento abre novas perspectivas para o setor, possibilitando acesso a fomentos estaduais destinados ao financiamento de pesquisas, projetos e iniciativas estratégicas voltadas ao desenvolvimento da produção de seringueiras. “Agora teremos condições de acessar recursos para investir em inovação, sustentabilidade e em projetos que tragam resultados concretos aos produtores e beneficiadores de borracha natural”, destaca Tonus.