Diário da Região
AGRONEGÓCIOS EM PAUTA

Produção leiteira

por Cristina Cais
Publicado há 1 hora
Preço do leite no campo apresentou queda (Divulgação)
Galeria
Preço do leite no campo apresentou queda (Divulgação)
Ouvir matéria

A queda no preço do leite no campo vem estreitando as margens do produtor, mesmo com os custos mais estáveis em 2025, conforme o último levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os dados apontam que o valor do leite captado pago ao produtor caiu pelo nono mês consecutivo em dezembro de 2025, fechando a R$ 1,99/litro na Média Brasil, uma queda de 5,78% (em relação a novembro) e de 25,79% na comparação com dezembro de 2024. Com o resultado, a desvalorização real acumulada em 2025 foi de 25,8%. Os pesquisadores destacam que os seguidos recuos na produção leiteira são explicados pelos altos estoques de derivados. Em 2025, a oferta de lácteos aumentou impulsionada por investimentos realizados em 2024 e pelo clima favorável ao longo do ano.

Setor sucroenergético

A usina BP Bioenergy, que atua na região do Noroeste paulista, está com inscrições abertas para programas voltados à admissão na empresa. Com os programas Trainees e Engenheiros 2026, o objetivo é atrair candidatos para atuarem no campo, na indústria e em funções corporativas e de liderança. Ao todo serão abertas 13 vagas para esse ciclo, sendo sete para o Programa de Engenheiros e seis para o de Trainees (4 corporativos e 2 para usinas). O processo seletivo segue aberto até março de 2026, sendo que as vagas estarão disponíveis para cidades das 11 usinas da companhia para o programa de engenheiros. E para o programa trainee, as vagas na região são para Rio Preto e Orindiúva, além de São Paulo e usina Santa Juliana, em Minas Gerais.

Fertilizantes mais caros

Os preços dos fertilizantes estão em alta neste início de 2026, segundo relatório semanal da consultoria Stonex. Na última semana de janeiro, a ureia negociada nos portos brasileiros operou 10% acima do nível observado no mesmo período do ano passado. Já o SSP e o cloreto de potássio (KCl) acumularam altas próximas de 20% na comparação anual. Entre os principais fatores, os analistas de mercado indicaram que a preparação para aplicações agrícolas em várias regiões do mundo, aumenta a demanda por fertilizantes neste período. Além disso, riscos geopolíticos ampliam a volatilidade do mercado, como as tensões entre Estados Unidos e Irã. Neste cenário, o Oriente Médio exerce papel estratégico na produção de nitrogenados, sendo que qualquer instabilidade na região tende a pressionar os preços.

Mercado de trabalho

A Colombo Agroindústria abriu 700 vagas de emprego nas áreas agrícola e automotiva em suas três unidades, localizadas em Ariranha, Palestina e Santa Albertina, na região do Noroeste paulista. As vagas estão distribuídas entre diferentes funções operacionais e de liderança, com atuação direta nas atividades agrícolas que antecedem o início da safra. As contratações estarão alinhadas ao período de entressafra, quando o setor intensifica o planejamento das operações para o próximo ciclo produtivo. “A entressafra é um período fundamental de preparação, e contar com profissionais qualificados desde agora garante mais segurança, eficiência e continuidade nas nossas operações. As oportunidades também são para pessoas com deficiência (PCD), valorizando a diversidade e a inclusão no nosso time”, destaca o diretor de RH, Marco Aurélio Seraphim.