Diário da Região
Agronegócios em pauta

Máquinas agrícolas

por Cristina Cais
Publicado há 2 horas
A entrega de tratores foi realizada em cidades do interior de São Paulo (Divulgação)
Galeria
A entrega de tratores foi realizada em cidades do interior de São Paulo (Divulgação)
Ouvir matéria

Prefeituras do estado de São Paulo receberam 98 máquinas agrícolas ao longo de 2025. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as entregas fazem parte do Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). Na região Noroeste, as prefeituras de Mendonça, Nova Granada, Orindiúva, Paulo de Faria e Populina, receberam tratores agrícolas, em cerimônia que aconteceu no dia 19 de dezembro. No total, 85 municípios paulistas receberam os equipamentos, incluindo retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores agrícolas, pás carregadeiras, rolos compressores e escavadeiras hidráulicas. Segundo o Mapa, o Promaq tem como finalidade modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade rural, promover o desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades regionais.

Fertilizantes

A importação de fertilizantes ocorrida no período de janeiro a novembro de 2025 registrou o volume de 41,73 milhões de toneladas e alcança um novo recorde. Esse volume é maior ao obtido no mesmo período de 2024, quando foram importadas 40,84 milhões de toneladas do insumo. Os dados são do Boletim Logístico, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e que indica ainda que o porto de Paranaguá, no estado do Paraná, continua sendo o principal eixo de entrada de fertilizantes no País, com a internalização de 10,16 milhões de toneladas do produto. Já pelo estado de São Paulo, foram internalizadas cerca de 7,52 milhões de toneladas do produto.

Açúcar e etanol

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontou que a entressafra da cana-de-açúcar 2025-2026, que começa em janeiro deste ano e se estende até março de 2026, ainda pode ser marcada por preços firmes de açúcar e etanol. Além da demanda, que deve seguir aquecida, pesquisadores do Cepea indicam que o suporte também deve vir dos estoques menores de etanol na região Centro-Sul do País. Por outro lado, a temporada 2026-2027, que se inicia oficialmente em abril, deve ser marcada por atenção redobrada às cotações do açúcar no mercado internacional e à expansão da produção de etanol, especialmente diante do risco de a oferta avançar em ritmo superior ao da demanda.

Café  

Safra de café deverá manter alta nos preços do grão (Divulgação)
Galeria
Safra de café deverá manter alta nos preços do grão (Divulgação)

O ano de 2026 deve ser novamente marcado por instabilidades nas cotações do café. Pesquisadores do Cepea indicam que, com o início do ano ainda caracterizado por estoques apertados, mesmo com a colheita do Vietnã (maior produtor mundial de café robusta) em andamento, a menor disponibilidade global do grão tende a manter os preços em patamares mais elevados, cenário semelhante ao observado em grande parte do segundo semestre de 2025. No Brasil, o desenvolvimento da safra 2026-2027 vem ocorrendo em condições climáticas melhores do que as registradas em anos anteriores. Com clima mais favorável, a expectativa é de recuperação do setor cafeeiro, que vem sendo afetado por adversidades climáticas que comprometeram a produção.