Leite

O preço do leite cru seguiu em queda em agosto, conforme levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Pesquisadores apontam que o leite captado em agosto fechou a R$ 2,53, o litro na “Média Brasil”, com quedas de 3,2% frente a julho de 2025 e de 12,6% em relação a agosto de 2024. Enquanto a disponibilidade (produção e importação) avança consistentemente, o consumo de leite não aumentou e não conseguiu absorver a oferta, intensificando as quedas de preços ao longo da cadeia. O setor projeta que a desvalorização continue até o final do ano em razão do crescimento da produção, resultado tanto dos investimentos realizados no campo e também pelo aumento sazonal típico da primavera e do verão.
Mercado de trabalho
O agronegócio brasileiro empregou 28,2 milhões de pessoas no segundo trimestre deste ano, um aumento de 0,9% (ou de aproximadamente 244 mil pessoas) em comparação ao mesmo período de 2024, conforme indicam pesquisas realizadas pelo Cepea, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Segundo os dados, no mercado de trabalho brasileiro, a mesma comparação indicou crescimento de 2,3%, equivalente a aproximadamente 2,43 milhões de trabalhadores. Diante disso, a participação do setor no total de ocupações do Brasil atingiu 26% no segundo trimestre de 2025. O avanço, conforme os pesquisadores, no número de pessoas trabalhando no setor da agropecuária do País no segundo trimestre de 2025, se deve às principais ocupações no segmento de insumos, de 7,4%; na agroindústria, de 2,1%; e nos agrosserviços, de 3,2%. Já o número de pessoas atuando no segmento primário caiu 2,6%.
Laranja
As chuvas que ocorreram recentemente na região sudeste do Brasil, especialmente nas áreas citrícolas de São Paulo, trouxeram otimismo ao setor, favorecendo a florada da safra 2026-2027, como apontam os dados do Cepea. Por outro lado, os citricultores tiveram problemas com os ventos intensos que acompanharam essas chuvas e causaram alguns prejuízos, como a queda de frutas. A situação de frutos no chão já vem preocupando os produtores de laranja nesta temporada, especialmente por conta do aumento do greening e do cancro cítrico. Quanto aos preços, levantamentos do Centro de Pesquisas mostram que no mercado de mesa, a demanda aquecida vem sustentando os preços da fruta.
Crédito rural
Uma linha de crédito rural para liquidar ou amortizar operações de dívidas de produtores rurais que tiveram suas atividades prejudicadas por adversidades climáticas foi publicada nesta semana. O crédito extraordinário de R$ 12 bilhões deverá permitir a liquidação ou a amortização como a de parcelas ou operações de crédito rural de custeio e de investimento, contratadas ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronampe) e contratadas pelos demais produtores rurais O prazo para a contratação da linha de crédito será até 10 de fevereiro de 2026, e o prazo de pagamento será de até nove anos, incluído até um ano de carência, conforme a capacidade de pagamento do mutuário.