Exportação de carne bovina

O mês de janeiro deste ano registrou a alta demanda externa pela carne bovina brasileira, com avanço de 40,2% em valor e 26,1% em volume, em comparação ao mesmo período de 2025. Conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), as exportações brasileiras de carne bovina somaram US$ 1,404 bilhão em janeiro de 2026, com embarques de 264 mil toneladas, o que representa o melhor desempenho já registrado para um mês de janeiro na série histórica. A China foi o principal destino da carne bovina brasileira em janeiro, com 46,6% do volume total exportado pelo Brasil, e os Estados Unidos ocuparam a segunda posição nas importações da proteína.
Safra de laranja
Mais uma queda na safra de laranja do cinturão citrícola de São Paulo foi registrada, na temporada 2025-2026. Divulgada na terça-feira, 10, pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a reestimativa aponta que a produção de 292,60 milhões de caixas de laranja (40,8 kg) teve redução de 0,7% em relação à segunda reestimativa da safra, divulgada em 10 de dezembro de 2025. O estudo destaca que a chuva abaixo da média provocou uma diminuição do tamanho médio das laranjas das variedades tardias valência, folha murcha e natal. Já a projeção da taxa de queda prematura de frutos foi mantida em 23% nesta reestimativa. No entanto, segundo o Fundecitrus, esse é o maior valor registrado na queda de frutos ao longo de 11 safras e está associado ao aumento da severidade do greening, a pior doença que atinge a citricultura mundial.
Produção de café
O primeiro levantamento da safra de café em 2026 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima produção de 66,2 milhões de sacas beneficiadas, um aumento de 17,1% em relação ao volume registrado no ciclo do ano anterior. Os dados mostram ainda crescimento de 4,1% na área em produção em relação a 2025, estimada em 1,9 milhão de hectares na atual temporada. Além disso, as condições climáticas mais favoráveis registradas ao longo do ciclo da cultura influenciam em uma melhora na produtividade, que também deve registrar uma elevação de 12,4% em relação à safra passada. Para o estado de São Paulo, importante produtor da variedade arábica, a Conab projeta safra de 5,5 milhões de sacas do grão.
Empregos
O agronegócio brasileiro empregou 28,58 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2025, aumento de 2% (ou de quase 569 mil pessoas) em comparação ao mesmo período de 2024. A pesquisa foi realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Segundo os pesquisadores, no segmento de insumos, a ocupação de trabalho cresceu 1,5%, com destaque para as indústrias de fertilizantes, defensivos, medicamentos veterinários e máquinas agrícolas. Para as atividades dentro da porteira, o número de emprego aumentou 0,7%, desempenho que se deve ao crescimento tanto na agricultura quanto na pecuária, e na agroindústria, a comparação com outros anos mostra o crescimento de 1% na contratação de trabalho do setor.