Diário da Região
Agronegócios em pauta

Dia de campo

por Cristina Cais
Publicado há 8 horas
Pecuária com sistemas integrados em dia de campo (Divulgação)
Galeria
Pecuária com sistemas integrados em dia de campo (Divulgação)
Ouvir matéria

Tecnologias que podem aumentar a produtividade e a rentabilidade da fazenda serão apresentadas na prática durante o Dia de Campo na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, que acontece amanhã, dia 5. Técnicos e produtores terão a oportunidade de conhecer, no campo, estratégias para a conversão de pastagens degradadas por meio da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e de sistemas integrados com árvores (ILPF). Segundo a Embrapa, a atividade prática faz parte da programação do X Simpósio de ILPF do Estado de São Paulo, que começou nesta quinta-feira, 4. Amanhã, os participantes vão poder contar com demonstrações de tecnologias de grande impacto econômico e ambiental, pois esses sistemas de produção têm potencial para reduzir gases de efeito estufa (GEE) e para o sequestro de carbono. Entre as demonstrações, os pesquisadores vão apresentar, por exemplo, como converter pastagens degradadas com a ILP, entre outras técnicas importantes para a pecuária.

Açúcar

Após registrar nesta semana o menor patamar da atual safra 2025-2026, de R$ 105,52/saca de 50 kg do açúcar cristal branco, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) avaliaram uma reação no mercado, com o preço de R$ 108/sc, fechando o mês de novembro. Ainda assim, no balanço do mês, a baixa foi de 4,53%. Segundo pesquisadores do Cepea, as desvalorizações refletem um mercado comprador mais cauteloso, possivelmente antecipando uma maior disponibilidade de produto com o avanço da safra 2025 e a continuidade das operações de moagem em diversas regiões produtoras de cana-de-açúcar. Para os produtores, essa dinâmica de preços apresenta desafios significativos, especialmente diante dos custos elevados.

Milho

A procura doméstica por milho voltou a se aquecer na semana passada, o que elevou os preços do cereal na maioria das regiões do País. Conforme pesquisa do Cepea, parte dos consumidores que priorizava o uso de estoques ou aguardava desvalorização voltou ao mercado, para recompor os estoques e se programar para o final de 2025. Do lado da oferta, o Cepea avaliou que vendedores estão focados na semeadura da safra verão e atentos a esse retorno dos consumidores, limitando o volume de mercadoria para entrega imediata, reforçando a alta nas cotações.

Mercado para o agro

O agronegócio obteve mais oportunidades de mercados (Divulgação)
Galeria
O agronegócio obteve mais oportunidades de mercados (Divulgação)

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o governo brasileiro concluiu negociações sanitárias e fitossanitárias com os governos das Filipinas, da Guatemala e da Nicarágua, que permitirão ao Brasil exportar diversos produtos agropecuários para aqueles países. Para as Filipinas foram autorizadas a exportação de gordura bovina do Brasil. Na Guatemala, o Brasil obteve autorização fitossanitária para exportar arroz beneficiado (sem casca). E na Nicarágua, as autoridades fitossanitárias autorizaram o Brasil a exportar sementes de milheto, crotalária e nabo, insumos estratégicos para a agricultura tropical, que contribuem para o aumento da produtividade e a redução da dependência de fertilizantes minerais. Com esses anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 496 aberturas de mercado desde o início de 2023.