Centro de Pecuária Sustentável

Será inaugurada amanhã, 19, em Rio Preto, a Divisão Avançada de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Sustentável, com foco na neutralidade climática da produção de bovinos de corte. Conforme a pesquisadora e diretora do Centro, Renata Branco, as pesquisas serão voltadas para validar as tecnologias que reduzam as emissões de gases de efeito estufa, especialmente o metano, sem comprometer a produtividade dos sistemas pecuários. “Atuamos com a pesquisa de ponta, para a sustentabilidade deixar de ser um conceito abstrato e se torne uma solução concreta para o campo. É a ciência pública colocando o Brasil na liderança da pecuária de baixo carbono”, afirmou a pesquisadora. O Centro de Pecuária Sustentável, vinculado à Secretaria estadual de Agricultura, está instalado na Fazenda Modelo, entre Rio Preto e Mirassol, em área de 220 hectares e produção de 280 bovinos, além das plantações de amendoim e milho para silagem, um destaque aos arranjos do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária.
Safra de grãos
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a produção brasileira de grãos na safra 2025-2026 em 354,4 milhões de toneladas, representando um aumento de 0,6%, ou seja, 2,2 milhões de toneladas, superior ao volume obtido no ciclo anterior. O resultado reflete na combinação do aumento de 3% na área semeada, saindo de 81,7 milhões de hectares na temporada passada para 84,2 milhões de hectares no atual ciclo, e da redução na produtividade média nacional das lavouras. A soja de primeira safra, segundo a Conab, deve ocupar 48,9 milhões de hectares de área de cultivo, resultando em uma produção estimada em 177,1 milhões de toneladas, 3,3% acima do total produzido na temporada passada, um novo recorde se confirmado.
Cachaça premiada de Mirassol
A segunda edição do Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, de 2025, em que são premiados os melhores rótulos artesanais do estado, contou com a participação da Dom Tápparo, empresa de Mirassol. Giovanni Tápparo, um dos diretores da empresa, destaca as duas primeiras colocações recebidas: na categoria envelhecida em barris de carvalho, com o rótulo Dom Tápparo Extra Premium 12 anos, e na categoria blend, o destaque foi a Extra Premium Blend — Amburana e Carvalho Americano. Entre 130 participantes, a produção de cachaça de Mirassol recebeu os primeiros lugares entre as cinco categorias do concurso. “É um orgulho para nós, que somos a terceira geração de produtores, um reconhecimento do nosso trabalho e dos investimentos na qualidade dos barris de madeira e das bebidas que fabricamos”, disse Giovanni.
Exportações do agro
De janeiro a novembro de 2025, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 155,25 bilhões, o maior valor já registrado para o período e 1,7% acima do mesmo período do ano passado, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No acumulado do ano, produtos como soja em grãos, carne bovina in natura, café verde, celulose, farelo de soja, algodão e carne suína registraram recordes tanto em valor quanto em volume exportado. Entre os destaques, a estimativa aponta a carne bovina com novos mercados abertos e crescimento aproximado de 250% nas vendas brasileiras.