Diário da Região
AGRONEGÓCIOS EM PAUTA

Agropecuária em expansão

por Cristina Cais
Publicado em 04/09/2025 às 00:23Atualizado em 04/09/2025 às 00:23
Exibindo 0 de 0
O algodão alavancou o crescimento do agronegócio no primeiro trimestre de 2025 (Divulgação)
O algodão alavancou o crescimento do agronegócio no primeiro trimestre de 2025 (Divulgação)
Semeadura da soja no Noroeste paulista tem início no dia 13 de setembro (Divulgação)
Semeadura da soja no Noroeste paulista tem início no dia 13 de setembro (Divulgação)
Ouvir matéria

A agropecuária brasileira cresceu 10,1% no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira, 2, o crescimento foi de 2,2% no Produto Interno Bruto (PIB) frente a igual período do ano anterior. Esse resultado se deve ao bom desempenho de alguns produtos da lavoura que, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE de agosto, têm safras significativas no segundo trimestre. Os destaques de crescimento na estimativa de produção anual e ganho de produtividade são para o milho (19,9%), soja (14,2%), arroz (17,7%), algodão (7,1%) e café (0,8%). “O resultado do PIB evidencia a força do agro que impulsiona o Brasil. Trata-se de um setor que investe, cresce e confia no produtor rural brasileiro”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Preços em queda

De acordo com pesquisa da plataforma de tecnologia e inteligência Scanntech, os preços dos produtos brasileiros taxados pelos Estados Unidos começaram a registrar queda no mercado interno, nas primeiras semanas de agosto. Frango e café foram os itens que mais tiveram redução nos valores, com -5,7% e -4,6%, respectivamente. Em seguida, a pesquisa aponta a carne suína (-1,3%) e a carne bovina (-0,8%). O levantamento monitorou o desempenho dessas categorias entre julho e agosto de 2025, em mais de 60 mil pontos de vendas do País. A única exceção no período foi o peixe, que contrariou a tendência e subiu 2%, segundo aponta o levantamento da plataforma.

Semeadura da soja

O produtor rural deve ficar atento às determinações do calendário da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento para dar início à semeadura da soja, distribuída por regiões no estado. Conforme a Defesa Agropecuária, o calendário de semeadura da cultura tem início no mês de setembro, sendo que a medida passa a valer após a regionalização do vazio sanitário, dividido em três regiões. No Noroeste, os produtores podem iniciar o plantio da oleagionosa no dia 13 de setembro, com término previsto para o dia10 de janeiro, totalizando 120 dias. A medida fitossanitária tem o objetivo de o produtor manter o controle da doença de ferrugem asiática da soja.

Cultivares de banana

Duas variedades de banana- espécies conhecidas como maçã e prata- são mais resistentes à murcha de Fusarium, a mais grave doença mundial das bananeiras. A pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizada na Colômbia, aponta que as cultivares BRS princesa e BRS platina são mais resistentes ao patógeno da Fusarium, a raça 4 tropical (R4T). Segundo pesquisadores da Embrapa, a descoberta abre caminho para o uso dessas variedades como barreiras naturais contra a disseminação da doença em escala global. A doença, que causa prejuízos bilionários para a produção de banana, ocorre em 17 países da Ásia, África e Oceania. Antes conhecida como mal-do-Panamá, a raça 4 Tropical ainda não chegou ao Brasil, mas está presente nos vizinhos Colômbia, Peru e Venezuela. Todos esses países fazem fronteira com o Brasil, o que deixa a bananicultura nacional em permanente estado de atenção.