SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 04 DE DEZEMBRO DE 2021
SOLUÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Soluções digitais de gestão ganham espaço na construção civil

Com o mercado aquecido, Senior Mega Construção aposta em soluções inovadoras que auxiliam a gestão de empresas que atuam em obras

Conteúdo patrocinado por Senior Noroeste Paulista
Publicado em 11/10/2021 às 09:24Atualizado em 13/10/2021 às 17:10
Empresas de construção estão investindo em soluções de gestão nos canteiros de obras (Divulgação)

Empresas de construção estão investindo em soluções de gestão nos canteiros de obras (Divulgação)

O setor da construção civil foi um dos que manteve plena atividade durante o pico da pandemia do coronavírus no País. Hoje, com o aparente controle da pandemia, o setor se mostra ainda mais aquecido, mesmo com o aumento no valor de alguns insumos, que deixaram as obras mais caras. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) projetam, ainda em 2021, o maior crescimento do setor nos últimos oito anos. Inclusive, o PIB da construção civil, de acordo com o IBGE, cresceu 2,7% em relação ao primeiro trimestre deste ano, configurando uma das maiores altas.

De acordo com a Senior Mega Construção – uma das empresas da Senior Mega, especializada no desenvolvimento de soluções de gestão para construção –, diante do cenário positivo, incorporadoras, urbanizadoras e construtoras estão otimistas e investindo, cada vez mais, em ferramentas digitais para aperfeiçoarem seus serviços no canteiro de obras. “Com o crescimento dessas empresas, há um aumento na busca por esses tipos de soluções que tragam uma excelente gestão de obra e também façam uma ótima gestão administrativa, incluindo a administração de recursos humanos, para que os empresários do setor possam ter a empresa na palma da mão”, informa Felipe Marson, gestor de negócios da Senior Mega Construção.

Atualmente, a Senior Mega Construção tem soluções de maior especialidade no segmento da construção civil e maior abrangência de soluções para todas as áreas e tamanhos de empresa. Consolidada no mercado há 36 anos, entre os diversos produtos oferecidos, destacam-se as ferramentas digitais de gestão de pessoal nas obras, gestão orçamentária e administrativa, atendimento ao cliente e vendas.

Empresários da construção civil investem em tecnologias para que possam ter a empresa na palma da mão (Divulgação)

Controle, gestão e visão estratégica do negócio

O objetivo dessas soluções digitais é oferecer às empresas do ramo da construção uma série de produtos e funcionalidades que proporcione resultados positivos, principalmente, na gestão do serviço administrativo e orçamentário de maneira eficiente, no acompanhamento de solicitações de materiais, serviços e equipamentos, e no registro fiel do avanço físico da obra.

Segundo Felipe Marson, as soluções mais procuradas na Senior Mega Construção estão relacionadas a orçamento e acompanhamento da execução de obra, seja na construção civil ou pesada, seja na incorporação ou urbanismo.  “Com os nossos produtos e soluções, o empresário tem garantido a confiabilidade nas informações, redução de custos de obras, a ampliação da capacidade produtiva e a visão estratégica do negócio, com possibilidade de escalabilidade dentro das soluções”, completa.

As soluções de gestão da Senior Mega contribuem na assertividade dos processos e elevam a produtividade das equipes (Divulgação)

7 soluções para sua obra

Para suprir as principais demandas de gestão das empresas da construção civil, a Senior Mega Construção criou diversas ferramentas digitais, que agrupadas estrategicamente se tornam sete soluções efetivas no acompanhamento de indicadores de performance e resultados, contribuindo diretamente na assertividade dos processos e elevando a produtividade das equipes. Confira quais são:

Clientes mais próximos

A boa reputação de uma empresa é baseada na satisfação do cliente em relação ao atendimento prestado. Por isso, a Senior Mega Construção oferece a solução “Atendimento ao Cliente”. Um conjunto de ferramentas digitais que agiliza esse contato, fazendo com que o funcionário tenha todas as informações sobre seus clientes e contratos sempre à mão para garantir um atendimento cada vez mais rápido, eficaz e de qualidade.

Monitoramento do crédito imobiliário

O bom desempenho da construção civil nesta pandemia também está relacionado aos financiamentos e juros acessíveis, que incentivam as pessoas a investirem em imóveis. Diante desse cenário, a solução “Repasses de Crédito Imobiliário” proporciona às empresas acompanharem os processos de financiamento em tempo real e monitorar o desempenho de seus correspondentes bancários, facilitando o processo de repasse de crédito imobiliário.

Mais controle e produtividade

Com a solução “Orçamento de Obra”, a empresa consegue criar uma estrutura orçamentária de cada obra, organizando-a por etapas e subetapas. Com base nas composições dos serviços, todos os insumos (mão de obra, materiais e equipamentos) são valorizados em tabelas de preços automaticamente alimentadas pelas últimas negociações. Além disso, o gestor da obra pode acompanhar a produtividade da equipe e realizar a análise da curva ABC do orçamento.

Acompanhamento de custos da evolução da obra

Para administrar os custos de um empreendimento, a Senior Mega Construção criou ferramentas digitais, em que utiliza o Método POC (Percent Of Construction) para calcular o percentual de evolução da obra e depois utilizar o mesmo percentual para fazer o reconhecimento da receita. Com a solução “Apropriação Imobiliária Societária”, o empreiteiro realiza a contabilização do recebimento, o controle de adiantamento, a apropriação dos custos incorridos, a apropriação imobiliária de condomínios horizontais e os relatórios de apoio que demonstrem todas as informações geradas pela operação após o processo de apropriação societária.

Redução de custos

Os gastos durante a obra geram preocupações para construtoras e empreiteiras. Para acabar com esse problema, a solução “Gestão de Equipamentos” ajuda a empresa obter maior controle de produção, das alocações e de reservas dos equipamentos em cada projeto. Outras ferramentas da solução também auxiliam na identificação de perdas e de sua gestão, com o controle de garantias e oficina, como peças de reposição e manutenção, diminuindo a incidência de ações corretivas.

Gerenciamento de contratos

O contrato firmado na construção civil pode apresentar vários imprevistos durante a execução das obras. Com a solução de “Gestão de Contratos de Recebíveis” é possível gerenciar esses contratos, por meio de uma ferramenta digital personalizada. Assim, a empresa ganha tempo para conduzir outras demandas relacionadas ao acordo, como renegociações, antecipações e distratos. A solução também contempla cálculos dos principais sistemas de amortização do mercado (SAC, SACOC e TP) e controle e recebimentos de parcelas.

Solicitação de materiais e serviços

Dentro da solução “Compras e contratações”, a empresa consegue acompanhar e aprovar solicitações de todo o andamento de pedidos de materiais, serviços e equipamentos, a partir de uma estrutura orçamentária, com um controle minucioso dos saldos de insumos, grupos de insumos ou serviços. Além disso, consegue realizar a distribuição de valores entre os grupos de itens do orçamento, para compensar gastos.

Depoimento Felipe Marson - Gestor de Negócios (Divulgação)

Produtos Senior Mega Construção

Além das soluções, o empresário da construção civil pode adquirir, se preferir, as ferramentas digitais isoladamente. Confira quais são:

Carteira de recebíveis - administre seus recebíveis com agilidade, eficiência e segurança com uma solução desenvolvida exclusivamente para atender as necessidades das incorporadoras e urbanizadoras.

Vimob - dê mais autonomia e agilidade para o seu time de vendas com uma gestão completa do processo de vendas, desde a análise da proposta até a assinatura do contrato.

Contabilidade imobiliária - facilite a geração dos cálculos, controles e lançamentos contábeis referentes às operações geradoras de receita e custo imobiliário, contemplando a apuração tanto no critério societário quanto no fiscal.

Planejamento Estratégico - com uma visão detalhada e consolidada do seu fluxo de caixa, você otimiza o controle econômico e financeiro da empresa e ainda audita a qualidade dos investimentos realizados.

Administração de Obras - todas as soluções que você precisa para o planejamento, controle, execução e acompanhamento de obras, permitindo, inclusive a elaboração e a administração de orçamentos.

Contratos com Empreiteiros - controle os contratos de mão de obra terceirizada com funcionalidades que permitem a criação do contrato, emissão de minuta contratual, geração de aditivos, medições periódicas e muito mais.

Rubk - engenharia de custos até 90% mais ágil e precisa! Conheça o Rubk, a primeira plataforma em nuvem desenvolvida para otimizar o controle e planejamento de obras em projetos orientados pelo BIM do Brasil.

Portal de obras - dê mais autonomia, agilidade e eficiência à rotina do canteiro de obras com esta ferramenta que reúne as mais diversas funcionalidades operacionais do módulo de Engenharia.

Portal de clientes - mantenha seu cliente sempre conectado à sua empresa. Com esta ferramenta online, você permite que ele consulte e interaja com as informações dos contratos diretamente pelo seu site.

Portal de Repasses - acompanhe o andamento dos processos de financiamento em tempo real e monitore o desempenho de seus correspondentes bancários, agilizando o processo de repasse de crédito imobiliário.

Operações financeiras - otimize o planejamento financeiro da sua empresa em curto e longo prazo, automatizando visões de negociações e controlando todas as operações realizadas com agentes financeiros externos.

Portal de aprovações - aprove os mais diversos tipos de documentos em uma única ferramenta, totalmente web e responsiva que pode ser utilizada em browser, tablets e smartphones.

Gestão de frotas - maximize a disponibilidade de recursos e reduza custos operacionais com máquinas e equipamentos através do controle efetivo de manutenção e operação da sua frota.

Com o mercado aquecido, Senior Mega Construção aposta em soluções inovadoras que auxiliam a gestão de empresas que atuam em obras (Divulgação)

Sobre a Senior Mega Construção

Fundada em 1985, a Mega Sistemas - como era conhecida - conquistou seu espaço, tornando-se referência em soluções digitais. Com a incorporação da Senior em 2018, a empresa dobrou de tamanho e potencializou sua ação no mercado, aumentando o leque de serviços com o desenvolvimento de soluções de gestão especializadas para os segmentos da construção, indústria, facilities e agronegócio. Hoje, as marcas são uma só empresa: Senior Mega. A união fortaleceu o mercado nacional de ERP e ampliou a atuação da Senior, especialmente nas regiões sudeste e nordeste. Com crescimento de 100%, viu o faturamento expandir e a cartela de clientes crescer. Ambas as marcas acumulam prêmios e títulos importantes, por exemplo, a Mega que é reconhecida pelo Help Desk Institute (HDI) como o “Melhor Suporte do Brasil”, e a Senior que ocupa o ranking da Great Place to Work entre as 20 melhores empresas de tecnologia para se trabalhar no Brasil.

 Sobre a Senior Noroeste

Referência nacional em tecnologia para gestão, há 15 anos no mercado, a Senior Noroeste Paulista tem um dos mais completos portfólios para alta performance, oferecendo soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, Relacionamento com Clientes, Gestão de Acesso e Segurança; atendendo segmentos como Açúcar e Álcool, Frigoríficos, Serviços, Saúde, Cooperativas, Educação, Supermercados e muitos outros. A Senior Noroeste iniciou suas atividades em Ribeirão Preto (SP) em 2006. Em 2011, adquiriu a Unidade São José do Rio Preto (SP) e, desde então, tornou-se a Senior Noroeste Paulista. São mais de 250 clientes distribuídos em todo interior dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. Em 2021, tornou-se também canal de distribuição Mega, firmando, ainda mais, sua relevância no mercado.

 Serviço:

Senior Mega 

Senior Noroeste Paulista

 Sede Ribeirão Preto: Avenida Sumaré, 295 - Jardim Sumaré / (16) 3515-1600

Unidade de São José do Rio Preto: Av. Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 5000 / (16) 3515-1600 e (16) 98833-1848 (WhatsApp)

A soluções mais procuradas são para orçamento e acompanhamento da execução de obra (Divulgação)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por