SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
Direto da fazenda

Indústria de laticínios da região de Rio Preto aposta em receita caseira para o sucesso

Laticínio Saboroso desponta como uma das grandes produtoras do interior e faz sucesso com queijo frescal ‘feito em casa’

Conteúdo Patrocinado por Laticínio Saboroso
Publicado em 30/05/2022 às 08:51Atualizado em 30/05/2022 às 09:08
Com alto nível de produção na fazenda da família Toledo, o Laticínio Saboroso continua em crescimento contínuo na região (Johnny Torres)

Com alto nível de produção na fazenda da família Toledo, o Laticínio Saboroso continua em crescimento contínuo na região (Johnny Torres)

Atualmente o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de leite. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o país gera cerca de 34 bilhões de litros por ano em 1 milhão de propriedades produtoras, que empregam aproximadamente 4 milhões de pessoas. Os laticínios, produtos derivados do leite, como queijos, manteigas e iogurtes, são extremamente comuns nas mesas de cafés da manhã ou da tarde das famílias brasileiras.

Foi em 1995, na Fazenda Samambaia, em Palestina, interior de São Paulo, que o casal Antonio e Cassia Toledo iniciou a jornada do Laticínio Saboroso. O patriarca da família era produtor de leite, mas, com o crescimento dos filhos, sentiu a necessidade de ampliar seu negócio. Antonio realizou algumas pesquisas de mercado e constatou que a cidade de Palestina seria um bom ponto de venda para o leite pasteurizado.

“Meu pai queria colocar mais valor em seu produto e verticalizar sua produção. Ele viu que em Palestina seria possível vender cerca de 500 litros de leite por dia, então decidiu montar uma miniusina de pasteurização ao lado da sala de ordenha. Era um espaço pequeno, pois o processo era bem simples. Não demorou muito e atingimos a meta de consumo de mercado na cidade.” Conta Rodrigo Toledo, filho de Antonio, que hoje desempenha a função de Diretor Comercial da empresa.

Atualmente a empresa conta com equipamentos de alta tecnologia que facilitam e agilizam o trabalho de produção (Johnny Torres)

Com a vinda de fornecedores vizinhos e depois da região, além de leite pasteurizado, Seu Antonio decidiu iniciar a fabricação de outros produtos, como bebidas lácteas e mussarelas, revendendo-os no comércio local. Porém, ele não foi o único a expandir a linha de produtos da empresa. Cássia Toledo, esposa de Antonio, começou a fazer queijos frescos em sua própria casa e vendê-los na vizinhança. Nascia ali o carro-chefe do Laticínio Saboroso: o Queijo Minas Frescal.

Rodrigo conta que o produto da mãe teve um sucesso instantâneo, forçando a mudança da linha de produção para o Laticínio, localizado na fazenda da família.

“Nossos vizinhos ficaram tão encantados com o sabor e a condição do queijo fresquinho que a produção caseira da minha mãe acabou sendo pouca, tendo que terceirizar a fabricação para a fazenda. Para nós isso foi um ótimo laboratório, pois já tínhamos uma pré-receita e sabíamos o que fazer para industrializarmos o queijo em maior escala. Meu pai montou todo o processo de fabricação do Minas Frescal e começamos a elevar o número de peças produzidas para atender as demandas.”

Receita caseira de queijo frescal fez sucesso em Palestina. Hoje, o produto é o carro-chefe do Laticínio (Johnny Torres)

Atualmente toda produção é realizada na Fazenda Samambaia, sede do Laticínio Saboroso. Ocupando uma área total de 17.629m² da propriedade e com equipamentos de alto padrão de qualidade, a família Toledo emprega cerca de 50 funcionários que são peças-chave para o funcionamento da linha de fabricação dos produtos. Além de Rodrigo, Roberta e Ricardo Toledo fazem parte do quadro administrativo da empresa como Diretora Financeira e Diretor de Captação de Matéria-Prima, respectivamente. Ambos também são filhos de Seu Antonio, que ocupa o cargo de Presidente e Diretor de Produção.

Produtos

Hoje em dia o Laticínio está presente nas principais lojas de varejo em mais de 30 cidades na região de São José do Rio Preto. O Queijo Minas Frescal é o principal produto comercializado pela indústria, sendo distribuídas 1.700 peças por dia nos diferentes pontos de venda, fazendo com que a marca esteja presente em cerca de 25.000 lares.

São mais de 30 tipos de produtos nas linhas de queijos, leites, bebidas lácteas, cremes de leite e requeijões.

Sustentabilidade

No Laticínio Saboroso a sustentabilidade é um tema fundamental a ser abordado. Nos últimos anos foram feitos grandes investimentos em lagoas de tratamento dos efluentes gerados pela fábrica, para que possam ser reutilizados em outras atividades.

Outro ponto que sustenta a responsabilidade com o meio ambiente por parte da empresa é a implantação da Usina fotovoltaica, que hoje produz toda energia elétrica consumida pela fábrica (o que corresponde ao consumo de 310 residências na média brasileira), sendo esse um dos grandes investimentos da história da fábrica, como conta Rodrigo.

“Disponibilizamos uma área bem grande para a montagem das placas, temos como objetivo a conversão de energia para economizar com o gasto porque aqui utilizamos muito. Fizemos um investimento alto, de quase dois milhões de reais, que vai nos ajudar bastante no futuro.” 

Investimento em painéis de energia foi o maior da história da empresa (Johnny Torres)

Tecnologia a favor da logística

Um dos maiores desafios para quem trabalha com produtos derivados do leite é a logística. É necessária uma avaliação minuciosa para que a mercadoria chegue com o maior prazo de validade e frescor possíveis na casa do consumidor. Pensando nisso, o Laticínio Saboroso, em parceria com o aplicativo Clube da Fábrica, disponibiliza a entrega de seus produtos a domicílio em São José do Rio Preto e Mirassol, garantindo a melhor experiência de consumo para o cliente.


Serviço

Vicinal Moisés Martins Tosta – KM 9,2 – Palestina – SP

Telefones:

Laticínio Saboroso: (17) 3293-1435

Clube da Fábrica: (17) 99669-5676

(Johnny Torres)

(Johnny Torres)

(Johnny Torres)

(Johnny Torres)

(Johnny Torres)

(Johnny Torres)

(Johnny Torres)

(Johnny Torres)

(Johnny Torres)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por