SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 26 DE SETEMBRO DE 2021
TIRANDO DÚVIDAS COM A ECORI

Energia Solar: o que você precisa saber antes de instalar em sua casa ou negócio

11 dúvidas frequentes respondidas pelos especialistas da Ecori Energia Solar

Conteúdo patrocinado por Ecori Energia SolarPublicado em 03/09/2021 às 11:13Atualizado há 03/09/2021 às 11:57
Energia Solar - As principais dúvidas respondidas pelos especialistas da Ecori Energia Solar (Divulgação)

Energia Solar - As principais dúvidas respondidas pelos especialistas da Ecori Energia Solar (Divulgação)

Antes de comprar um carro novo ou usado, é comum as pessoas procurarem uma série de informações: qual modelo é melhor para o meu dia a dia? Este carro consume muito combustível? A revisão é cara? O seguro é alto? São perguntas recorrentes antes de investir em um bem durável, que vai ficar com a pessoa – ou com a família – por vários anos. E assim acontece com outras compras, inclusive com os sistemas de energia solar fotovoltaica.

Por isso, é muito comum surgirem dúvidas básicas como se é possível instalar no telhado de casa até se é seguro, custa caro ou ainda em quanto tempo o investimento se paga. A seguir, os especialistas da Ecori Energia Solar, empresa fundada há mais de 10 anos em São José do Rio Preto e pioneira no Brasil no que há de mais moderno em energia fotovoltaica, respondem a algumas das perguntas mais recorrentes.

A sobra da energia solar pode ser transferida para a rede elétrica em troca de créditos da concessionária (Divulgação)

Como funciona a geração de energia solar?

A energia solar fotovoltaica é obtida pela transformação da luz do sol em eletricidade. Essa eletricidade gerada pelos módulos fotovoltaicos é convertida pelo microinversor solar e pode ser usada em residências, comércios, indústrias etc. A energia gerada é consumida nos equipamentos elétricos. Se sobra energia, o excedente pode ser transferido para a rede elétrica em troca de créditos da concessionária de energia elétrica quando o sistema solar está conectado à rede de distribuição (no sistema chamado de on-grid).

A energia fotovoltaica funciona da mesma forma que os boilers que aquecem a água?

Não. São duas tecnologias são diferentes. Na energia solar fotovoltaica, os painéis solares captam os raios solares e os transformam em energia elétrica. No caso dos boilers, as placas térmicas usam a luz do sol para realizar a troca de calor e aquecer a água. Por isso a água do boiler não fica quente em dias muito frios ou nublados e você precisa acionar o sistema de energia elétrica para aquecer a água.

A energia solar também é produzida durante a noite?

Não. Os painéis solares usam a irradiação solar para produzir energia. Portanto, só conseguem fazer isso durante o dia. Todo o excedente da produção é transferido para a rede da concessionária de energia elétrica e, assim, você consegue usar também durante a noite.

Minha energia vai continuar se acabar a energia “da rua”?

Depende. Há dois tipos de sistemas fotovoltaicos. Os que não estão conectados são conhecidos como off-grid, e os mais comuns, que estão conectados à rede da concessionária de energia elétrica, são chamados de on-grid. No modelo on-grid, toda a eletricidade gerada pelo sistema solar fotovoltaico que não é usada em casa, no comércio ou na indústria onde está instalado é transferida para a rede da concessionária. Em troca, há um sistema de compensação de créditos, que são abatidos da conta de luz nas faixas do dia em que não há geração própria e é preciso consumir a energia da rede. Todo projeto de energia solar fotovoltaica precisa ser aprovado junto à concessionária de energia elétrica que abastece o local. Mesmo gerando energia, por questão de segurança se a energia “da rua” acabar durante o dia, o imóvel também ficará sem energia.

A Ecori Energia Solar é pioneira e líder no mercado em soluções com MLPE no Brasil (Divulgação)

Os equipamentos de energia solar são todos iguais?

Não. Atualmente, a tecnologia mais avançada para os sistemas de energia solar fotovoltaica é chamada de MLPE. Na prática, a sigla em inglês significa eletrônica de potência em nível de módulo – ou seja, cada painel pode ser controlado individualmente. A Ecori Energia Solar é pioneira em soluções com MLPE no Brasil e líder desse mercado. No sistema MLPE, a produção de energia é maior quando comparada a sistemas tradicionais. O kit como um todo proporciona maior segurança elétrica nas instalações, maior garantia dos equipamentos, melhor desempenho em condições climáticas adversas, menor queda na produção de energia pelo processo de degradação natural dos painéis, maior flexibilidade e uma capacidade de expansão simplificada do sistema, caso seja necessário.

O sistema de energia solar fotovoltaica é seguro?

Sim. Existem duas tecnologias para sistemas fotovoltaicos conectados na rede: string (tradicional) e MLPE. No sistema string, os módulos fotovoltaicos são interligados e a energia produzida é levada para um inversor string, que geralmente fica em uma parede da residência ou do edifício. Esse sistema tem algumas limitações. Além de o inversor não conseguir “extrair” o máximo de energia dos módulos fotovoltaicos na maioria do tempo, caso um painel falhe, todo o sistema falha, pois os painéis estão interligados. É como uma luzinha no pisca-pisca de Natal: uma lâmpada queimada faz com que toda uma sequência de lâmpadas se apague. Já o sistema MLPE, que é mais moderno usa microinversores, que são instalados no próprio telhado junto aos painéis e convertem a energia solar em eletricidade. Isso torna o sistema com um todo mais seguro. Uma das principais diferenças é que os microinversores atuam individualmente em cada painel solar, o que permite monitorar o desempenho de cada um. Caso um deles falhe, os outros continuam funcionando normalmente. Nos Estados Unidos, por exemplo, em várias aplicações em que é necessário haver maior segurança, as normas de segurança exigem que os sistemas sejam MLPE.

Posso comprar os equipamentos de energia solar e instalar na minha casa?

Não. É preciso contar com mão de obra técnica especializada. Afinal, você terá uma pequena usina geradora de energia no seu telhado. Procure um revendedor autorizado pela Ecori Energia Solar.

Equipamentos fornecidos pela Ecori Energia Solar têm garantia de até 25 anos (Divulgação)

Dá para instalar um sistema no meu telhado?

Praticamente todos os telhados podem receber sistemas de energia solar fotovoltaica. O que varia é o espaço disponível no telhado, que vai determinar a área máxima para a instalação dos painéis. O ideal é que os painéis sejam posicionados para a face Norte, de maior incidência solar. Também é importante ter atenção a áreas de sombra causadas principalmente por edifícios próximos e grandes árvores. Uma equipe técnica está habilitada a projetar a instalação da solução de energia solar fotovoltaica avaliando também as características de construção e engenharia da estrutura que será usada para a fixação dos painéis solares e de outros equipamentos, como os microinversores e otimizadores de potência.

O telhado da minha casa é pequeno. É possível instalar em outro local?

Sim. Há uma modalidade chamada autoconsumo remoto, em que a produção da energia ocorre em outro local. A energia, então, é transferida para a rede da concessionária de energia elétrica, gerando créditos que podem ser usados na conta de luz de outra unidade consumidora, no caso, sua casa.

Depois que eu coloco um sistema de energia solar no meu telhado, por quanto tempo ele fica produzindo? Tem garantia?

Os equipamentos fornecidos pela Ecori Energia Solar têm garantia de até 25 anos, sendo que geralmente o tempo de vida útil do sistema é levemente superior a este tempo. A Ecori tem ainda equipamentos para monitoramento, as Unidades de Comunicação de Energia Básica, indicadas para instalações de até quatro módulos. O monitoramento é estratégico no gerenciamento de performance das usinas, permitindo maior previsibilidade e velocidade no diagnóstico e na correção de eventuais falhas.

Investimento: Energia Solar reduz significativamente os custos com eletricidade (Divulgação)

Quero colocar energia solar na minha casa, mas é muito caro. Tenho a impressão de que a energia solar é apenas para rico.

O sistema de energia solar fotovoltaica pode ser mais barato do que você imagina. O objetivo da Ecori é levar a energia solar ao alcance de todos. Alguns financiamentos são bastante vantajosos e entre a conta de luz e a parcela financiada você ainda pode gastar menos do que sua conta de luz atual. Ao longo do tempo, conforme você quitar o financiamento, vai ficar apenas com uma conta de luz de baixo valor e aproveitar a longa durabilidade do sistema, que tem garantia de até 25 anos.

Para saber mais sobre energia solar fotovoltaica, entre em contato com a Ecori Energia Solar pelo WhatsApp: (17) 99207-0590.

  Clique e conheça o DNA da Ecori Energia Solar:

O que você precisa saber antes de instalar energia solar fotovoltaica na sua casa (Divulgação)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por