SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2022
ProESG

Adoção de práticas sustentáveis, sociais e de governança (ESG) garante retorno rápido para empresas

Consultoria ProESG auxilia empresas na melhoria de processos gerais, fortalecendo a marca e agregando valor perante o mercado de atuação

Conteúdo Patrocinado por ProESG
Publicado em 09/05/2022 às 12:43Atualizado em 09/05/2022 às 15:15
Os empresários e especialistas Sérgio Romeiro, Dalizio Castello e Silvio Markies, sócios-fundadores da ProESG (Divulgação)

Os empresários e especialistas Sérgio Romeiro, Dalizio Castello e Silvio Markies, sócios-fundadores da ProESG (Divulgação)

Como muitas pessoas ainda não sabem, é interessante explicar o conceito ESG; foi criado através do “Pacto Global da ONU 2000” – na virada do milênio – com a intensão de alinhar várias empresas aos dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A conclusão dos especialistas foi de que a incorporação desse conceito no meio corporativo gerou mercados mais sustentáveis e trouxe melhores resultados para a sociedade e comunidades onde atuam.

Foi com o propósito de auxiliar as empresas na adequação de tais critérios que os empresários e especialistas Sérgio Romeiro, Silvio Markies e Dalizio Castello criaram, há cerca de um ano, a consultoria ProESG. Entregando uma consultoria completa, avaliação, implementação e manutenção de alto padrão de qualidade, seus fundadores possuem larga experiência em empresas multinacionais e de grande porte, atuando com governança e compliance em diversos segmentos.

O que significa ESG?

E – "Environmental” (ambiental): representa os fatores ambientais, referente ao uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes.

S – “Social”: representa as políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados.

G – "Governance" (governança): representa a independência de um conselho dentro da organização, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.

Práticas sustentáveis estimulam parcerias efetivas (Divulgação)

Payback em pouco tempo

Ao procurar os serviços da ProESG, é demonstrado que os resultados gerados em até 18 meses praticamente geram o valor investido, ou seja, o payback é alcançado em menos de um ano e meio. Dalizio Castello, CLO (Chief Legal Officer) e sócio-fundador da ProESG, afirma que a adoção dos critérios também auxiliará o empresário na maneira de conduzir o negócio, principalmente na percepção de novas oportunidades para sua marca no futuro.

“Um payback em ESG dura em média 18 meses. Durante esse tempo, a empresa entende o quanto ela pode aprender com isso e o que já aprendeu. Fora isso, ela também nota a importância do conceito ESG na atualidade. Investir em ESG não é mais uma aposta, é um caminho sem volta. As empresas precisam se adequar, entender que o futuro é agora e ESG faz parte do hoje. Lembro que antigamente falávamos em compliance como se nunca fosse fazer parte do nosso dia a dia, e veja que a própria lei já obrigou S/A´s a criarem departamentos de compliance. A adequação ao ESG não pode ser deixada para amanhã, pois muitas vezes a empresa tem diversos pontos funcionando e o empresário nem sabe.”

Seguir os critérios do ESG garantem payback em até 18 meses (Divulgação)

Além do claro retorno financeiro, um dos principais efeitos perceptíveis com a adoção dos critérios ESG pelas empresas é a melhora na credibilidade da imagem apresentada, tanto para o mercado de negócios que ela se concentra, quanto para os próprios funcionários e comunidades onde atuam.

“Um dos conceitos do ESG empresarial é tirar a imagem que a empresa apenas visa o lucro. Aqui, com a implementação e adequação, e todo trabalho da ProESG, não só os clientes, mas o mercado em geral vai entender que a empresa também se preocupa com seus funcionários, o futuro, a próxima geração, quais legados vai deixar, o que a marca representa, entre diversos outros pontos.” Afirma Dalizio.

Em decorrência do atual cenário pandêmico que vivemos, a procura por negócios que respeitam e se preocupam com o meio ambiente, com as questões sociais e estilos de governança éticos, processos transparentes são as principais motivações de atuais grupos de empreendedores. A escolha por adotar os critérios ESG vai muito além da melhora no próprio ambiente de trabalho. De acordo com Dalizio, a mudança de imagem de uma empresa acaba atraindo, naturalmente, investidores dispostos a associarem seus nomes à marca.

“O investimento em adequação ao ESG traz um novo conceito empresarial. Claro que o lucro é mais um dos interesses, mas a companhia fará de sua marca uma referência ao ESG, agregando um enorme valor a sua marca, com isso o mercado te enxerga de forma diferente. Podemos afirmar que investidores não analisam apenas índices financeiros, mas sim fatores sociais, ambientais e de governança de uma organização. Por isso, é interessante o empresário investir no ESG.”

Sobre a ProESG

Com sede em São Paulo e forte atuação no interior, principalmente nas regiões de grandes centros, como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Bauru e Campinas, a ProESG atende qualquer empresa (pequena, média ou grande porte) em todo o País. O perfil de seus clientes são os que se preocupam em atender as legislações nacionais e internacionais; zelam pelo que é sustentável; foquem em compliance e governança; buscam aumentar, ainda mais, o valor da sua marca e visão perante o mercado, sociedade e investidor.

Serviço: 

Pro-ESG
Unidade Rio Preto:
Av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5000, Sala 302.

Unidade São Paulo: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327,
4º e 8º andar, Itaim Bibi.

WhatsApp: (11) 97581-3536 

Linkedin: ProESG
E-mail: contato@proesg.com.br
Site: https://proesg.com.br/

Os especialistas:

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por