Diário da Região
Conteúdo patrocinado

A integração do Médico Nutrólogo nas doenças reumáticas

Fibromialgia x doenças degenerativas osteoarticulares

por Núcleo Digital
Publicado há 3 horas
Dr. Júlio Palazzo é referência em Nutrologia em Rio Preto e Maringá (Divulgação)
Galeria
Dr. Júlio Palazzo é referência em Nutrologia em Rio Preto e Maringá (Divulgação)
Ouvir matéria

Conteúdo patrocinado por Dr. Júlio Palazzo

O MÉDICO NUTRÓLOGO desempenha um papel estratégico na abordagem das síndromes dolorosas crônicas, especialmente na FIBROMIALGIA e nas DOENÇAS OSTEOARTICULARES DEGENERATIVAS (como a OSTEOARTROSE). Embora ambas compartilhem a dor como sintoma central, seus mecanismos fisiopatológicos, sinais clínicos e abordagens terapêuticas são distintos, o que exige uma análise diferenciada.

A Fibromialgia é uma síndrome de dor musculoesquelética generalizada, não inflamatória, com impacto relevante na qualidade de vida. A dor é frequentemente descrita como difusa, em queimação ou em peso, podendo migrar entre diferentes regiões corporais. Dor musculoesquelética difusa, com múltiplos pontos dolorosos à palpação, são os principais sintomas seguidos da fadiga persistente, não aliviada pelo repouso, distúrbios do sono (sono não reparador, insônia, despertares frequentes), cefaleia tensional ou enxaqueca associada, alterações cognitivas (fibro fog: dificuldade de concentração, lapsos de memória), entre outros.

Pesquisas recentes sustentam que a fibromialgia pode ser considerada uma doença mitocondrial funcional, caracterizada por alterações na bioenergética celular (menor produção de ATP), hipersensibilização central da dor (sistema nervoso amplifica os sinais dolorosos).

O uso de aminoácidos e antioxidantes injetáveis é uma das estratégias mais modernas para suporte celular, principalmente com os Polipeptídeos Moduladores Hormonais, e aminoácidos isolados como a L-carnitina – melhora a oxidação de ácidos graxos, aumentando energia muscular, a L-arginina – promove vasodilatação via óxido nítrico, reduzindo fadiga.

As Doenças Osteoarticulares Degenerativas, como a osteoartrose, resultam do desgaste progressivo da cartilagem articular, levando a inflamação secundária e alterações ósseas. Apresentando sinais e sintomas como a dor articular localizada, que piora com esforço e melhora com repouso, rigidez matinal curta (< 30 minutos), limitação progressiva da mobilidade articular, e as deformidades em casos avançados podendo levar a tortuosidades de coluna vertebral, entre outras articulações.

A presenças de radicais livres, principalmente o radical hidroxila (•OH), altamente agressivo às membranas celulares e cartilagem, é uma das principais gêneses desta doença, associada à sobrecarga mecânica: obesidade, traumas, atividade física de impacto e a inflamação crônica de baixo grau.

O objetivo é proteger as articulações e modular o estresse oxidativo, utilizando principalmente de antioxidantes injetáveis: glutationa, ácido alfa-lipóico, vitamina C, coenzima Q10, associado a modulação metabólica com ajuste nutricional para reduzir obesidade e resistência insulínica.

Tabela comparativa

Característica

Fibromialgia

Doenças Osteoarticulares Degenerativas

Origem principal

Disfunção mitocondrial, alteração bioenergética e sensibilização central da dor

Degeneração da cartilagem articular e alterações ósseas secundárias

Localização da dor

Difusa, migratória, em vários grupos musculares

Localizada, geralmente em grandes articulações (joelhos, quadris, coluna)

Rigidez

Prolongada, geralmente pela manhã e ao longo do dia

Curta, < 30 minutos pela manhã

Fatores agravantes

Estresse, esforço físico, alterações do sono

Movimento, sobrecarga mecânica, obesidade

Sinais associados

Fadiga, distúrbios do sono, cefaleia, fibro fog, parestesias, ansiedade

Estalos, crepitação, edema, deformidades articulares

Fisiopatologia central

Disfunção mitocondrial, aumento de radicais livres, alteração do SNC

Estresse oxidativo, radicais livres (hidroxila), raldecaulina, degeneração estrutural

Aminoácidos úteis

L-carnitina, L-arginina, taurina, glutamina

Prolina, lisina, glicina, cisteína

Antioxidantes úteis

Glutationa, ácido alfa-lipóico, coenzima Q10

Glutationa, ácido alfa-lipóico, vitamina C, coenzima Q10


O diferencial do MÉDICO NUTRÓLOGO está em compreender as diferenças fisiopatológicas entre essas condições, com exames pontuais como a cintilografia óssea e exames bioquímicos. Na fibromialgia, o foco é a melhora da bioenergética celular e o controle do estresse oxidativo. Nas doenças osteoarticulares degenerativas, o foco está na proteção da cartilagem, no estímulo à síntese de colágeno e na redução dos radicais livres. Dessa forma, a Nutrologia oferece uma abordagem Integrativa e Personalizada, promovendo mais qualidade de vida. Fica a dica!

Dr Julio Palazzo de Mello
Médico Nutrólogo
RQE Nº25912
CRM PR 16.401 | CRM SP 83.054

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
Av. Anísio Haddad, 8001, Georgina Business Park - Torre Milan Norte, sala 201, Jardim Vivendas.
Telefone: (17) 3364-9070
WhatsApp: (17) 99753-2791

MARINGÁ (PR)
Av. Doutor Luís Teixeira Mendes, 2466, Zona 5 (Uniclin)
Telefone: (44) 3262-9000
WhatsApp: (44) 99141-1284

Instagram: @drjuliopalazzonutrologo