Zeca Barreto conquista oito troféus em seis festivais nacionais
O cantor rio-pretense conquistou oito prêmios em festivais e pretende levar a MPB de Rio Preto para mais regiões

Desde o mês de março deste ano, Zeca Barreto tem se dedicado a levar para a estrada suas músicas em vários cantos do país. Foram seis festivais, que lhe renderam oito prêmios nacionais.
Defendendo a música “Ensolarada”, em março, trouxe para Rio Preto o prêmio de melhor intérprete na XV Festa do Marolo de Paraguaçu (MG), também cantada pela sua parceira de palcos, Jéssica Stephens. Em Tupã, São Paulo, conquistou o primeiro lugar no Rock’n Skate Fest com a música “Te Sossega”.
Ainda em São Paulo, no mês de maio, Barreto foi campeão mais uma vez com o primeiro lugar, no grandioso festival FestClube SP, com a música “Praia da Lua”, com um júri composto por nomes importantes na música como Danilo Caymmi, Vanessa Moreno, J.C. Costa Neto, Swami Júnior, Regis Salvarani e Tatiana Parra.
Em julho, até o momento, foram dois festivais percorridos, sendo um em Três Pontas (MG) “Festival Canto Aberto”, onde Zeca Barreto foi premiado com o quarto lugar com a música “Ensolarada”. Em Bueno Brandão (MG), o cantor conseguiu conquistar duas vezes o primeiro lugar, no “Festival Canto Místico de Bueno” e no “Festival Simonense da Canção", como Melhor Arranjo e Melhor Intérprete.
Segundo o cantor, a participação nos festivais lhe traz grande prestígio tanto como compositor quanto cantor. “Eu como um compositor aqui da nossa terra, me sinto muito orgulhoso de poder representar a nossa cidade no Circuito Nacional dos Festivais do Brasil”, conta o cantor.
“Conforme a gente vai tocando a música, a música vai criando o corpo. A intenção é sempre apresentar a música de uma maneira cada vez melhor, além de estar iniciando uma nova parceria com a cantora Jéssica Stephens”, acrescenta.
Compositor há 25 anos e com dezenas de premiações, Zeca Barreto tem forte presença na cena da MPB regional e nacional, com carreira marcada por parcerias e canções autorais que refletem influências de Chico Buarque, João Bosco, Guinga, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Além de parcerias com Moraes Moreira e Ney Matogrosso.
Reconhecido como compositor e artista de MPB, com uma voz própria, ele consolidou-se ao lançar projetos autorais e realizar apresentações marcantes, especialmente em Rio Preto e festivais culturais importantes. Em seu último trabalho lançado, o álbum “Ventre do Sol Latino” com canções autorais que destaca sua trajetória de forma independente e consistente.
Zeca Barreto ainda pretende percorrer outros festivais do calendário nacional neste segundo semestre, representando Rio Preto em diversos cantos do Brasil, como o "Festival de Música de Itanhandu", em Minas Gerais, e o "Festival de Música Popular Brasileira de Barueri", em São Paulo.
Após a passagem pelos festivais, o cantor também se prepara para o lançar um novo álbum ainda sem previsão de data de lançamento.
*Estagiária sob supervisão de Gabriel Vital