Diário da Região
CULINÁRIA

Mônica Monteiro ganha prêmio nacional de culinária de matriz africana em Brasília

Yalorixá ganha prêmio nacional de culinária de matriz africana em Brasília e afirma que o reconhecimento foi marcado por emoção e representatividade

por Dandara Caroline*
Publicado há 5 horasAtualizado há 2 horas
Yalorixá Mônica Monteiro na mostra culinária. (Arquivo pessoal)
Galeria
Yalorixá Mônica Monteiro na mostra culinária. (Arquivo pessoal)
Ouvir matéria

O Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, promoveu nos dias 16 e 17 uma mostra culinária de comida de terreiro, como parte do edital Prêmio Sabores e Saberes. A iniciativa valoriza a gastronomia de matriz africana como prática ancestral ligada à espiritualidade, à resistência e à organização comunitária.

A programação reuniu 45 terreiros e comunidades de matriz africana de todo o país, com representantes de todas as regiões, que receberam R$ 13 mil e um kit de cozinha. Além das degustações, o evento proporcionou momentos de troca e diálogo entre os participantes.

Pela região Sudeste, a Yalorixá Mônica Monteiro, representando o Terreiro Associação Senhora dos Ventos do Ilê Asé Oya Oju Momo, em Rio Preto, foi uma das contempladas após cumprir todas as etapas do edital.

Para ela, o prêmio representa reconhecimento e emoção, além do desejo de ampliar o alcance da iniciativa. “Foi um momento muito significativo para o povo de matriz africana e para Rio Preto. Estar com pessoas de todo o Brasil, cozinhando juntas e compartilhando saberes, foi emocionante. Agora, a ideia é trazer essa experiência para Rio Preto e realizar um encontro regional, mostrando essa culinária que alimenta o corpo e a alma”, afirmou.

* Estagiária sob a supervisão de Salomão Boaventura