Diário da Região
EM 2023

Tradicional Carnaval de Votuporanga, Oba Festival migra para Rio Preto

Evento acontecerá entre 18 e 21 de fevereiro de 2023 no Recinto de Exposições e tem confirmado como atrações Ivete Sangalo e Gusttavo Lima

por Arthur Pazin
Publicado em 09/02/2022 às 12:03Atualizado em 11/02/2022 às 16:10
Oba Festival (Divulgação)
Oba Festival (Divulgação)
Ouvir matéria

O Oba Festival, tradicional Carnaval realizado há 15 anos em Votuporanga, confirmou oficialmente que a próxima edição será em Rio Preto, entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2023. A informação de que o evento estava de malas prontas para deixar Votuporanga foi antecipada pela coluna Negócios em Pauta, do Diário, no último sábado, 5, e a confirmação oficial da organização veio nesta quarta, 9.

Gusttavo Lima (Augusto Albuquerque/Divulgação)
Gusttavo Lima (Augusto Albuquerque/Divulgação)

Ivete Sangalo (Reprodução)
Ivete Sangalo (Reprodução)

O evento contará com três ambientes diferentes: pista, camarote Oba e camarote premium, todos com 100% open bar. As vendas, que estavam paralisadas, retomam a partir do próximo dia 17 de fevereiro em condições especiais pelo site oficial.

Para aqueles que já haviam adquirido os ingressos para o evento, os acessos estão válidos automaticamente para 2023. Aos que desejarem pedir reembolso, as informações estarão nas redes sociais do evento e no site. Também pelas páginas é possível saber como agir no caso de carnês e boletos com parcelas vencidas. A entrada é permitida apenas para maiores de 18 anos.

Em 2023, o evento volta a acontecer dois anos após a última edição, em fevereiro de 2020, devido à pandemia do coronavírus.

O evento

O Oba Festival é um dos maiores eventos de carnaval do Estado de São Paulo, realizado em um espaço indoor gigantesco, chamado Mundo Oba, que possui infraestrutura completa para receber milhares de foliões vindos dos quatro cantos do Brasil e do exterior. A galera se encontra em diferentes ambientes, sendo pista, camarote Oba e camarote Premium By Café de La Musique.

Quem compra o passaporte para o Oba tem direito a quatro dias de festa em mais de 40 horas de música para todos os gostos, atendimento VIP e os maiores shows do Brasil.

A festa começa no início da noite e segue até a madrugada com artistas nacionalmente conhecidos se revezando no palco e trio elétrico. Grandes nomes já passaram pelo nosso palco, como Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Alok, Jorge e Mateus, Wesley Safadão e muitos outros famosos da axé music e também da música eletrônica, funk e sertanejo.

Economia

Com quatro dias de festa e um público de aproximadamente 15 mil pessoas, a folia é realizada num circuito com mais de 50 mil m², 45 horas de música e 20 atrações. O investimento da organização para a montagem da estrutura e contratações gira em torno de R$ 5 milhões e, em média, 1,5 mil pessoas são contratadas temporariamente para atender turistas que injetam, anualmente, R$ 15 milhões na economia local.

Política

Conforme publicado nesta quarta-feira, 9, na Coluna do Diário, os organizadores do festival decidiram sair de Votuporanga atirando contra o prefeito do município, Jorge Seba (PSDB), depois de 15 anos de “parceria” com o poder público local.

Em postagem nas redes sociais, o empresário e sócio do evento Matheus Rodero disse que foi surpreendido pela decisão “unilateral” da prefeitura de suspender o evento neste ano também, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Em seguida, eles saíram a campo atrás de cidades que se interessem pela festa a partir de 2023.

O fim da relação, no entanto, tem sido visto até com certo alívio por Seba. “Para a Prefeitura, o que sobravam eram gastos com mais atendimentos nas unidades de saúde, segurança, limpeza da cidade e reparações de danos causados pela multidão atraída pelo evento”, disse à coluna um interlocutor do prefeito.

Sabe-se também que um grupo, dono de resort em Olímpia, já teria sido sondado para parceria antes de Rio Preto. Na Prefeitura de Rio Preto, negou-se o interesse por parte de Edinho Araújo (MDB) de fazer “parceria” para atrair o Oba. “O prefeito não tem essa intenção. É evento particular”, diz um assessor.

Ao Diário, a Prefeitura de Votuporanga lamentou a mudança do evento para Rio Preto pela sua importância e relação com a cidade, mas "deseja sucesso em mais uma edição da festa que marcou a história nas suas 14 edições em Votuporanga. Infelizmente, o mesmo não pôde ocorrer nesses últimos dois anos em virtude da pandemia".

O Executivo destacou que o prefeito Jorge Seba e/ou a Prefeitura de Votuporanga não foram procuradas pela reportagem para tratar sobre a decisão de transferência para a cidade vizinha e que em nenhum momento mencionou o que foi citado pela Coluna.

"O prefeito salienta que tem respeito aos organizadores, que são votuporanguenses, e pela história construída pelo Festival junto à cidade", informou a nota.

(Colaborou Maria Elena Covre)