Diário da Região
MELHOR CONFEITEIRO

Chef rio-pretense participa de reality show culinário na TV

Profissional de Rio Preto é uma das participantes do programa ‘Que Seja Doce’

por Francine Moreno
Publicado em 18/04/2022 às 19:05Atualizado em 19/04/2022 às 09:08
Os jurados Lucas Corazza, Roberto Strongoli e Carole Crema com o apresentador Felipe Bronze (Divulgação/Adalberto de Melo ‘Pygmeu’)
Os jurados Lucas Corazza, Roberto Strongoli e Carole Crema com o apresentador Felipe Bronze (Divulgação/Adalberto de Melo ‘Pygmeu’)
Ouvir matéria

Tem uma rio-pretense na oitava temporada do “Que Seja Doce”, reality de confeitaria do canal GNT apresentado pelo chef de cozinha Felipe Bronze, um dos mais importantes nomes da gastronomia nacional. Trata-se da chef de cozinha Jennifer Nicoleti, que terá dois doces avaliados pelos jurados carismáticos Carole Crema, Roberto Strongoli e Lucas Corazza. A oitava temporada possui 40 episódios, exibidos de segunda a sexta-feira, às 19h45, apresentando sobremesas de vários países.

Em cada episódio, três confeiteiros, profissionais ou amadores, competem e apenas um sai como vencedor. O episódio gravado com Jennifer Nicoleti vai ao ar na próxima segunda-feira, 25, no GNT. Todos os episódios do reality foram gravados em São Paulo no segundo semestre do ano passado. Para competir, a chef teve que escolher uma ajudante e convidou a sua sobrinha Isabelle Nicoletti, que é técnica em confeitaria e já trabalhou com a rio-pretense.

Na primeira prova do reality de confeitaria, Jennifer produziu um doce típico da Lituânia, o Krustai. No Brasil, a versão do prato é conhecida como Cueca Virada ou Orelha de Gato. A chef explica que o Krustai lituano, no entanto, tem suas diferenças nos ingredientes, fermentação e modo de preparo. Para preparar o prato, ela pesquisou sobre o País. “Aprendi um pouco sobre a Lituânia para falar o nome do prato corretamente e também agradecer os jurados em lituano. E isso foi um diferencial. Eles amaram e se divertiram”.

Jennifer conta que, na última prova, ela produziu uma sobremesa com temática livre. A única exigência era um ingrediente específico. “Para saber qual é o ingrediente, tem que assistir ao programa”, brinca a rio-pretense. A chef ainda está extasiada com a participação no programa. “Foi o melhor final de semana da minha vida. O carinho de toda a produção, o carisma dos jurados, sem falar das conversas com Felipe Bronze, que é um fera na gastronomia e o coração daquele programa.”

Este foi o segundo contato de Jennifer com Felipe Bronze. Em 2018, ele desembarcou em Rio Preto para participar de um festival de churrasco onde a rio-pretense estava trabalhando. Neste cenário, para a rio-pretense, ter participado do programa do programa e ter tido contato direto com Bronze e com os jurados Carole Crema, Roberto Strongoli e Lucas Corazza foi uma experiência maravilhosa. “O programa vai contar a história de uma mulher simples que, com o apoio do marido, dos filhos, da mãe e de uma professora, foi longe alcançar seus sonhos mesmo em uma cidade que têm muitos profissionais na área”.

Episódio com Jennifer Nicoleti vai ao ar na próxima segunda-feira, 25, no canal GNT (Divulgação)
Episódio com Jennifer Nicoleti vai ao ar na próxima segunda-feira, 25, no canal GNT (Divulgação)

O programa

Com produção da Moonshot Pictures, a oitava temporada do “Que Seja Doce” passeia por doces tradicionais e emblemáticos com inspirações e ingredientes diferentes em uma viagem gastronômica pelo mundo. Pastel de Nata português, Banoffee Pie inglesa e a Mustikkapiirakka, a torta de mirtilo da Finlândia, estão entre os pratos preparados pelos participantes.

O chef Felipe Bronze continua comandando o programa. Nos episódios, ele orienta os trabalhos, interage com os participantes e seus ajudantes, além de explorar suas histórias pessoais e compartilhar dicas preciosas. Ao todo, 120 cozinheiros participarão da oitava temporada do programa.

Apaixonada por gastronomia

A rio-pretense Jennifer Nicoleti começou a trabalhar com gastronomia em 2014. Hoje, aos 36 anos, ela atua como personal chef e trabalha em várias áreas da gastronomia em Rio Preto. “Meu slogan é 'Da entrada à sobremesa'”, afirma. Ela já trabalhou em eventos de churrasco com importantes nomes da gastronomia, como Jimmy Ogro e Mário Portella, e mantém uma loja online em que prepara e oferta tortas e pizzas em formato de flor, além de doces variados e hambúrgueres artesanais.

“Sou apaixonada pela gastronomia e seus infinitos segmentos. Acho lindo a cultura e as tradições culinárias em torno do mundo. O pouco que conheço me fascina. Cozinhar e alimentar é mais que saciar a fome, é demonstrar amor, é dar um pouco de si. Coloco sentimentos em cada prato que faço. É meu jeito de agradecer e fazer as pessoas felizes.”

Jennifer tem pós-graduação em Nutrição Aplicada à Gastronomia e atualmente está fazendo pós-graduação em Panificação e Confeitaria. Antes da formação, no entanto, a rio-pretense lavou louça para chefs profissionais, trabalhou de graça para ganhar vaga em curso de gastronomia e vendeu hot dog na rua. “Tenho orgulho de tudo isso. Tudo gerou experiência e ganhei amizades e contatos profissionais que hoje me contratam para fazer trabalhos bem remunerados. Agradeço a todos que me apoiaram e agradeço a minha cidade que me deu várias oportunidades”, afirma a chef, que está grávida do terceiro filho. O trabalho dela pode ser conferido no Instagram @jennifer_nicoleti_gastronomia.

Krustai (receita preparada no programa)

Ingredientes

  • 300 gramas de farinha de trigo
  • 30 gramas de manteiga
  • 100 ml creme de leite
  • 1/2 limão
  • 3 gemas (ou 2 ovos inteiro)
  • 60 gramas de açúcar refinado ou cristal
  • 1 colher de licor de mel (opcional, porém, faz toda a diferença)
  • 5 gramas de sal
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó (fermento de bolo)
  • Óleo para fritar por imersão
  • Açúcar e canela para polvilhar (a gosto)
  • Papel toalha para escorrer os krustais

Modo de preparo

Prepare o sour cream (creme azedo). Misture o suco do limão espremido com o creme de leite, e reserve. Com um fouet (batedor de arame), bata a manteiga e o açúcar até dissolver um pouco o açúcar. Depois acrescente as gemas até ficar cremoso. Junte o sour cream e o licor de mel, e misture. Na sequência, peneire a farinha e o sal, e junte ao creme batido e sove delicadamente por três minutos. Acrescente o fermento em pó e sove até incorporar a massa. Abra a massa com um rolo e corte em tiras retangulares com um cortador de pizza, faça um pequeno corte ao meio do retângulo, pegue uma ponta e passe por dentro do corte. Frite em óleo quente, escorra em papel toalha e depois polvilhe açúcar e canela nos krustais na quantidade que você mais gosta.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 16 unidades

Fonte: Jennifer Nicoleti