SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 22 DE JANEIRO DE 2022
ARTE

Vinicius Francês apresenta espetáculo 'Linha Vermelha' no Sesc Rio Preto

Coreógrafo e bailarino apresenta espetáculo nesta sexta e sábado no Teatro do Sesc

Francine Moreno
Publicado em 03/12/2021 às 20:24Atualizado em 04/12/2021 às 07:50
Vinicius Francês (à esquerda) integra o elenco (Divulgação/Alicia Peres)

Vinicius Francês (à esquerda) integra o elenco (Divulgação/Alicia Peres)

O coreógrafo e bailarino Vinicius Francês, de Rio Preto, integra o elenco da Cia. Dual, de São Paulo, grupo que nasceu há 10 anos com o propósito de criar trabalhos artísticos a partir de mitologias e fenômenos históricos relacionados à cultura brasileira. E será com o grupo, que tem direção artística de Ivan Bernardelli e gestão de Mônica Augusto, que Francês faz uma apresentação neste sábado, 4, às 21h, no Teatro do Sesc. A Dual apresenta o espetáculo "Linha Vermelha", produção que traz referências de óperas do século 18 para refletir sobre o racismo nos tempos atuais.

No palco, duas atrizes negras são interceptadas pelos guardas da corte no momento em que começariam uma apresentação. Tem início uma perseguição. As cordas vermelhas são as linhas que costuram a dramaturgia do espetáculo, que mistura técnicas de dança, teatro e circo. Vinicius Francês interpreta o papel de um dos guardas da corte real portuguesa. O elenco é formado ainda por Ivan Bernardelli, Mônica Augusto, Isamara Castilho ou Tamirys O'hanna.

Francês afirma que voltar aos palcos com esse espetáculo é um símbolo de urgência. “Um grito de liberdade e da necessidade de tentar curar as feridas do passado ao refletindo sobre elas. A crise sanitária trouxe para nós a riqueza que é o viver. Mas não podemos esquecer que, pra boa parte da população, em especial, pretos e pobres, a repressão e opressão sempre foram letais. Essa é nossa linha vermelha".

A presença e protagonismo de artistas negras nas óperas e no teatro no século 18 é uma das motivações da montagem. O espetáculo tem humor também. As personagens usam grandes perucas e roupas exageradas, que satirizam figuras da elite colonial brasileira e há também uma abordagem lúdica de conteúdos históricos para plateias de várias faixas etárias.

Serviço

Espetáculo “Linha Vermelha”, da Cia. Dual. Neste sábado, 4, às 21h, no Teatro do Sesc. Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por