SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2022
FESTIVAL INTERNACIONAL

Projetos podem ser inscritos no FIT 2022, em Rio Preto

Este ano, o evento completa 53 anos de história e promete grandes espetáculos

Da Redação
Publicado em 22/01/2022 às 20:06Atualizado em 23/01/2022 às 06:51
Espetáculo ‘Cegos’, na edição de 2019, na apresentação dos 50 anos do FIT, em frente ao Mercadão Municipal (Divulgação)

Espetáculo ‘Cegos’, na edição de 2019, na apresentação dos 50 anos do FIT, em frente ao Mercadão Municipal (Divulgação)

Já estão abertas as inscrições para as companhias, produtoras, grupos e artistas independentes do Brasil e do exterior para a edição 2022 do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT).

Os interessados devem enviar o material de seus espetáculos e projetos até o dia 20 de fevereiro, por meio do site oficial do festival, onde também está disponível o regulamento completo.

O FIT oferece três categorias participantes, sendo “Internacional” (espetáculos e projetos de outros países), “Nacional” (espetáculos e projetos de todo o território nacional) e “Cena Rio Preto” (espetáculos e projetos exclusivamente daqui da cidade).

Em 2020, a Prefeitura chegou a informar que iria realizar o Festival, no entanto, com o avanço repentino da pandemia na época, a organização acabou cancelando o evento, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar do cancelamento, naquele ano, o FIT chegou a receber mais de mil inscrições, sendo 733 inscritos de todas as regiões do Brasil, 241 de outros países e mais de 40 obras locais.

História

Após comemorar seus 50 anos em 2019, e esse hiato de dois anos, a edição de 2022 alcança outra marca importante: a 20ª edição internacional. Em sua história, apresentaram-se no festival mais de 30 países dos cinco continentes. Criado em 1969 como Festival Nacional de Teatro Amador, em 2001 ampliou suas fronteiras e assumiu dimensão internacional, a partir da parceria entre a Prefeitura de Rio Preto e o Sesc São Paulo.

Anualmente, o festival apresenta diferentes possibilidades de diálogo com o teatro contemporâneo. O evento é um importante espaço de discussão e reflexão sobre as artes cênicas, com a programação de espetáculos e atividades formativas voltada à democratização da produção artística, ao acesso e ao aproveitamento dos bens e serviços culturais.

Serviço

As companhias e produtoras teatrais têm até 23h59 do dia 20 de fevereiro para enviar seus projetos para o FIT Rio Preto 2022. Regulamento e inscrição pelo portal do evento
www.fitriopreto.com.br.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por