Espetáculo 'O Menino Coruja' estreia neste sábado em Ibirá
Na próxima semana, espetáculo segue em circulação por cinco cidades de São Paulo

Os próximos dias serão movimentados para o elenco da Cia. Arte das Águas, de Ibirá (SP), com o início da circulação de “O Menino Coruja”, novo espetáculo do grupo. Hoje, 16, a peça estreia às 20h, no “Espaço Arteiros”. A partir de quarta-feira, 20, o elenco pega estrada para percorrer cinco cidades, em cinco dias, levando sua arte e o nome de Ibirá pelo interior de São Paulo.
O diretor da companhia teatral de Ibirá, Antônio Bucca, conta que o espetáculo “O Menino Coruja” traz histórias marcantes da sua vida e de atores do elenco. “O espetáculo nasceu de uma paixão que eu tinha na infância pela coruja. Tanto é que o protagonista leva o meu nome, Toninho, pois tinha uma coruja que cantava no telhado de casa todos os dias. Meus vizinhos e avós falavam que coruja era mau agouro, mas nunca acreditei nisso, porque sempre fui apaixonado pela coruja. Anos depois, usei essa história para escrever a peça. O mote principal é do menino que era apaixonado pelo canto da coruja”, recorda.
A peça aborda questões sociais de forma lúdica. “Em todos os nossos trabalhos, sempre abordamos alguma questão social relevante. Seja ela relacionada a preconceitos, classes sociais ou de cunho familiar. Acreditamos que assim podemos aproximar a arte da realidade, colocando essa mensagem em forma sensível e poética” destaca Bucca.
A produção do espetáculo conta com estrelas do universo teatral, como a direção de Ivan Parente, mestre do teatro musical e ganhador do prêmio Bibi Ferreira de ator coadjuvante. A direção musical fica por conta da ganhadora do prêmio Shell, Babaya Morais e orientação dramatúrgica do também ganhador do prêmio Shell e APCA, Alexandre Dal Farra. “É a primeira vez que me aventuro em dirigir uma companhia do interior. Esse é um espetáculo atemporal que conta uma história sensível e que poderá ser contada pros nossos filhos, os filhos pros netos e assim por diante. Um privilégio ter participado dessa história.”, revela o diretor Ivan Parente.
Segundo Parente, o processo de composição do espetáculo foi muito rápido e intenso. “Eu ia de 15 em 15 dias e ficava uma semana e a gente trabalhava de 8 a 12 horas por dia. Foram dois meses assim”, revela. Pouco a pouco, essa união do premiado diretor com a companhia do interior gerou uma obra preciosa. “Usei da minha experiência em teatro musical e fui colocando trilhas que iam se misturando com os textos e, assim, na terceira e quarta semana nosso ‘Menino Coruja’ nasceu”, conta.
Com preparação vocal de Ana Paula Mendonça, o elenco conta com a participação dos atores ibiraenses Duda Silva, Laisa Anselmi, Rian Gimenes, Victor Castioni, além do próprio Antônio Bucca.
O espetáculo também será apresentado em Paraguaçu Paulista, Santa Bárbara d’Oeste, Itapira e São José dos Campos. A companhia foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) 38/2021 Governo do Estado de São Paulo. Além do espetáculo, a Cia. Arte das Águas leva para cada cidade uma Oficina de Teatro e Cultura Popular.
“É uma peça teatral simples, singela e poética. Não é um musical cheio de luzes e músicas, como Broadway. É algo nosso, da nossa gente, com nossa cara, nossas vivências. É algo que tem uma mensagem que chega para nossos adolescentes, nosso povo. Muitas professoras choraram na pré-estreia. Foram dias lindos que vivemos nesse mês”, finaliza Bucca.
Serviço
- “O Menino Coruja” estreia hoje, 16, às 20h, no “Espaço Arteiros”.
- O local fica na rua João Batista Fernandes, 980, Centro, Ibirá (SP).
- Entrada Gratuita.
Ato de coragem
O primeiro contato entre Bucca e Parente aconteceu após um ato de coragem do diretor de Ibirá e se deu no melhor local possível, na plateia de um teatro paulistano. “Eu assisti o Ivan em vários espetáculos musicais e me apaixonei pelo seu trabalho de ator e diretor. Um dia, que fui assistir uma peça que o Ivan dirigia, vi que ele estava na plateia. No final do espetáculo, morrendo de medo e vergonha, fui conversar com ele”, recorda Bucca.
Parente, que recorda desse dia, conta que isso ocorreu após uma apresentação da peça “O Magico di Ó”, de Vitor Rocha, que ele dirigiu em parceria com Daniela Stirbulov. “Bucca disse que eu iria dirigir um espetáculo dele um dia. Eu agradeci e esperei o Universo conspirar. O convite aconteceu logo e, de repente, eu estava fazendo leituras virtuais com os meninos. Me apaixonei pelo texto e por eles. Eles tem uma paixão pelo teatro que me ajudou a resgatar a minha própria paixão”, complementa. (SB)