SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2022
JANEIRO

Festival traz agenda para atores em Rio Preto

Ao todo são 20 atividades formativas gratuitas para profissionais e amadores do teatro infantil

Da Redação
Publicado em 18/01/2022 às 22:07Atualizado em 19/01/2022 às 09:31
Cia. Fábrica de Sonhos oferece o workshop ‘ Da concepção ao ato cênico’ (Divulgação / Victor Natureza)

Cia. Fábrica de Sonhos oferece o workshop ‘ Da concepção ao ato cênico’ (Divulgação / Victor Natureza)

A vivência teatral é importante para a formação do artista, por isso, atividades formativas tornam-se fundamentais para o crescimento e aprimoramento do profissional. Em Rio Preto, até o final deste mês, a 15ª edição do Festival Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato, realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos, irá oferecer 20 atividades formativas gratuitas, entre oficinas, workshops e trocas de ideias, para profissionais e amadores do teatro infantil. A primeira atividade começa nesta sexta-feira, 21, e as inscrições já podem ser feitas, por meio do site oficial do evento www.festivaldejaneiro.com. Todos os cursos serão realizados no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos, na Rua Frederico Navarro da Cruz, 37, na Vila Ercília.

De acordo com Drica Sanches, coordenadora-geral do festival, o objetivo é proporcionar um espaço de troca, de compartilhamento de saberes e conhecimentos sobre o universo do teatro. “Consideramos as atividades formativas muito importantes pela troca entre os grupos e o público”, comenta.

Ela ainda acrescenta que as oficinas são as “meninas dos olhos” do festival. Para Drica, os profissionais de teatro da cidade têm uma grande oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e ampliar o repertório teatral. “Eu participava de várias oficinas e isso teve muita importância na minha formação como atriz. Então, num momento como esse, que a gente está tão distante das pessoas, essa troca é essencial e imprescindível”, diz.

O festival oferece workshops e oficinas com temas atuais, tendências do mercado teatral e linguagem circense, entre outros. “A curadoria seleciona a partir das produções inscritas. Se há um número maior de espetáculos que recorrem à linguagem do circo é uma coincidência, pois nossa intenção é fazer uma amostragem do que está sendo produzido na atualidade”, completa.

Além das oficinas e workshops, o Espaço Criativo Fábrica de Sonhos também vai abrigar os “Diálogos sobre a cena” - uma troca entre artistas e público sobre os espetáculos apresentados, mediada pelo artista e crítico teatral Dib Carneiro Neto, especialista em teatro feito para crianças.

Oficinas para as crianças

Uma das premissas do festival é propor uma programação formativa especial voltada ao público infantil. “É mais uma forma de agregar os pequenos ao festival porque, além dos espetáculos, eles têm a oportunidade de ter contato com uma atividade de formação, de conteúdo, de ter contato com os artistas que se apresentaram”, enfatiza.

Cinco atividades são direcionadas às crianças: as oficinas “Bolhas de Sabão Gigantes”, que ensina as etapas para a confecção dessas bolhas; “Traquinatas”, com o palhaço Popó, que ensina os mecanismos para “dar vida” a objetos e a reaproveitar os brinquedos quebrados, e a "Oficina de Cupcake”, que desperta vários sentidos, como tato e paladar. E os workshops “Interpretação”, com exercícios e técnicas para interpretação teatral, e “Histórias em Movimento”, que faz a integração entre pais e filhos.

Clique aqui para ver a programação

Festival começa nesta sexta, 21

Entre os dias 21 e 30 de janeiro, o “Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato” vai apresentar 12 espetáculos infantis gratuitamente. As peças serão distribuídas em vários espaços na região central da cidade, sempre às 17h, e no Teatro do Sesi Rio Preto, às 15h.

Para assistir aos espetáculos que vão acontecer no teatro, os ingressos já podem ser retirados no estande do evento, que está montado na Praça 1 do Riopreto Shopping Center. Cada pessoa pode retirar até quatro ingressos para cada uma das peças. Já as apresentações de rua são abertas ao público. As apresentações também serão retransmitidas pelo canal do Youtube “Cia. Fábrica de Sonhos”.

De acordo com os organizadores, o público deve respeitar os protocolos sanitários de enfrentamento da pandemia de Covid-19, como uso obrigatório de máscara, inclusive os participantes das atividades formativas. Além disso, será necessário apresentar o comprovante de vacinação para entrar no teatro e participar das atividades formativas. 

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por