Festival Mini Mundo começa nesta terça-feira
Para assistir à encenação, o espectador precisa espiar através de uma pequena abertura neste espaço cênico e acompanhar a história de curtíssima duração

Pequeno no tamanho, mas gigante aos olhos de quem vê. Assim é o teatro lambe-lambe - espetáculo em miniaturas que acontece dentro de um espaço cênico fechado e que completa 32 anos de existência neste ano. Para celebrar a data, o grupo rio-pretense Varanda Teatro realiza a primeira edição online do Mini Mundo - Festival de Teatro Lambe-lambe, de hoje a quinta-feira (30), sempre às 20h, pelo canal do grupo no Youtube (https://bit.ly/38JMo5P).
“O grande desafio foi trazer este tipo de apresentação para o mundo virtual, porque o teatro de lambe-lambe é como um presente que a gente entrega individualmente a cada espectador”, explica João Darte. Ele e Guilherme Hernandes são fundadores do grupo Varanda Teatro, e responsáveis pela coordenação e curadoria do Mini Mundo.
Para assistir à encenação, o espectador precisa espiar através de uma pequena abertura neste espaço cênico e acompanhar a história de curtíssima duração, que conta com personagens, iluminação, trilha sonora e todos os recursos também disponíveis em um palco de tamanho convencional. “Nas apresentações presenciais, é como se a gente pegasse na mão de cada pessoa e olhasse olho no olho, convidando-a para entrar na nossa casa, no nosso mundo, porque o lambe-lambe é a nossa casa de espetáculo”, destaca.
Segundo Darte, o primeiro festival aconteceu em 2019, de forma presencial, e foi um sucesso. No ano seguinte, por conta da pandemia, a programação foi suspensa. “Durante o período de isolamento, nós participamos de projetos online, realizados em todas as regiões do Brasil, além de Portugal e República Dominicana. Nos sentimos mais seguros e confiantes em trazer o teatro lambe-lambe de forma online. Claro que perde-se um pouco das especificidades, mas o resultado também é muito bom”, destaca.
Ao todo serão 14 espetáculos apresentados por grupos da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Chile, México e França. O festival é realizado de forma independente e será gratuito.
Programação
Hoje, a partir das 20h
- Asas? – Joinville (SC)
- Histórias de Fantasmas – Tenosique (México)
- Emiliano – Curitiba (PR)/Brasília (DF)
- 80 milhões – Extrema (MG)/Strasburg (França)
- Entre – Santos (SP)
- Vitalino – Sorocaba (SP)
- Atardecer – Valparaíso (Chile)
- Bate papo com os lambelambistas
Confira programação completa no Instagram e Facebook do Grupo Varanda Teatro