Diário da Região
ALDRAVIAS

Exposição 'Metonímias' apresenta 20 instalações poéticas em Rio Preto

Mostra traz o "máximo de poesia com o mínimo de palavras"

por Salomão Boaventura
Publicado em 09/09/2022 às 20:28Atualizado em 10/09/2022 às 09:17
Com poemas de Ulisses Andrade, ilustrações de Jane Arroyo e curadoria de Patrícia Reis Buzzini, a exposição ‘Metonímias’ começa na segunda-feira, 12 (Guilherme Baffi 1/9/2022)
Com poemas de Ulisses Andrade, ilustrações de Jane Arroyo e curadoria de Patrícia Reis Buzzini, a exposição ‘Metonímias’ começa na segunda-feira, 12 (Guilherme Baffi 1/9/2022)
Ouvir matéria

Entra em cartaz, nesta segunda-feira, 12, no Riopreto Shopping, a exposição “Metonímias”, que traz poemas do escritor Ulisses Andrade, com ilustrações de Jane Arroyo e projeto gráfico de César Belisário, editor de artes do Diário. A mostra, que fica em cartaz até 21 de setembro, possui 20 instalações poéticas que ficam distribuídas ao longo de diferentes pontos do centro de compras. A curadoria é assinada pela professora, tradutora e escritora Patrícia Reis Buzzini.

Patrícia explica que os poemas da exposição são aldravias, um estilo mais minimalista. “A aldravia surgiu em 2010, na cidade de Mariana (MG), por meio alguns professores. O objetivo desse estilo é desconstruir a ideia elitista de poemas para alcançar pessoas de diferentes classes. Ela parte do conceito de máximo de poesia com o mínimo de palavras. É um tipo de poesia legitimamente brasileira”, explica.

Essa é a primeira exposição que o escritor Ulisses Andrade faz em Rio Preto. Paulistano, ele chegou na cidade há seis meses. “As expectativas para a exposição são maravilhosas. Tive a sorte de ter a curadoria da Patrícia, que tem muito conhecimento. Escrevo sobre diversos temas, mas nessa coleção de aldravias, estão poemas que venho fazendo nessa fase da pandemia”, diz o autor. Para Jane Arroyo, a criação das ilustrações foi um momento de inspiração. “Faço muitas aquarelas e pinturas em parede, mas para a exposição fiz desenhos minimalistas. Isso não foi um empecilho, porque quando faço uma pintura, eu crio esboços à caneta. Foi bem gostoso de ilustrar os poemas do Ulisses. Em alguns deles, já na hora que li, tinha o desenho pronto na cabeça”, diz.

De acordo com a curadora, o nome “Metonímias” vem do próprio estilo de poemas, que se vale dessa figura de linguagem para transmitir as ideias do autor. “As aldravias usam vocábulos, de preferência, substantivos, verbos e palavras que tenham capacidade semântica mais rica. De preferência usar a metonímia, por isso o nome da exposição”, complementa.

Serviço

Exposição “Metonímias” acontece de 12 a 21 de setembro em diferentes pontos do Riopreto Shopping.