Sesc Rio Preto estreia experimento circense com Palhaço Ritalino
Em 'AstroLábia', o Palhaço Ritalino se transforma em Ritalin Bikanka Shantala

Artista que dá vida ao Palhaço Ritalino, Tiago Marques estreia, nesta terça, 3, às 19h, "AstroLábia", espetáculo que é fruto de um experimento circense interativo no ambiente online. A exibição do espetáculo será feita por meio da plataforma Zoom. Para participar, basta fazer a inscrição gratuita no site do Sesc Rio Preto. Uma segunda apresentação será feita na próxima terça-feira, 10, no mesmo horário.
Além das apresentações, o público conta com um bate-papo conduzido pelo próprio artista neste sábado, 7, às 15h. Na conversa, o ator divide o processo de criação do espetáculo e as dificuldades e potencialidades de atuar como palhaço no meio digital, além de compartilhar seus conhecimentos sobre como utilizar os recursos tecnológicos e audiovisuais no fazer circense.
Natural de Bady Bassit e formado em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marques traz em sua formação participações em oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua, além de alguns anos de pesquisa. Desta forma, parte de seus números vão nascendo e se moldando à medida que têm seu encontro com o público.
Em seu mais recente espetáculo, o Palhaço Ritalino, ou melhor, Ritalin Bikanka Shantala, fechou-se em casa durante a pandemia e dedicou-se aos estudos de si, dos astros e das estrelas. Com a descoberta de seu lado místico e esotérico, montou uma tenda online para consultas, risos, magias, mistérios, truques e muitas palhaçadas. Assim, esse "vidente" convida o público pra saber sua sorte na tenda virtual do Sesc Rio Preto.
A experiência circense acontece de forma coletiva e ao vivo. É importante que, na hora da inscrição, o interessado informe um telefone e um email para contato. Será por meio deles que a pessoa inscrita receberá informações e o link para acessar a sala virtual.
Segundo Tiago, o trabalho foi todo elaborado de forma online, desde o processo de criação até as apresentações. A equipe buscou a integração com os espectadores, mediada pelas telas, com o objetivo de ir além das conexões do wifi. Com isso, o público é convidado a participar de forma ativa em determinados momentos.