Diário da Região
AÇÃO SOCIAL

Samba Lata marca nova fase de crescimento da ONG Humanizar

O que começou de forma simples, com latas e tambores, tornou-se um grande projeto desenvolvido por uma ONG de Olímpia.

por Dandara Caroline*
Publicado há 1 horaAtualizado há 1 hora
Primeira apresentação do Samba Lata na Guarda Civil Municipal (GCM) de Olímpia (Divulgação)
Galeria
Primeira apresentação do Samba Lata na Guarda Civil Municipal (GCM) de Olímpia (Divulgação)
Ouvir matéria

A ONG Humanizar, de Olímpia, desenvolve o Projeto Samba Lata, que nasceu de forma simples e criativa. No início, as crianças utilizavam latas de tinta e tambores improvisados, já que não havia recursos para comprar instrumentos. “Mesmo com a precariedade, as apresentações encantavam. Era emocionante ver como eles faziam tão bonito com tão pouco”, lembra Sandra Cizotto, coordenadora do projeto.

Além disso, a ONG Humanizar oferece cerca de 10 oficinas de cultura e esporte, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 15 anos da cidade.

A virada aconteceu quando a empresa Condumax/Incesa convidou a Humanizar para um treinamento sobre projetos via Lei de Incentivo Fiscal. A partir dessa capacitação, a ONG estruturou toda a documentação, processo rigoroso exigido pelo Ministério da Cultura e conseguiu aprovar o Samba Lata, tornando-se a primeira instituição da cidade a conquistar esse feito.

Com a aprovação, o projeto deu um salto. Foram adquiridos instrumentos, uniformes, alimentação e custeio dos professores. O número de alunos também cresceu. “Passamos de 30 para cerca de 70 crianças. O impacto foi enorme. Eles começaram a se dedicar mais, evoluir mais rápido e ganhar novas oportunidades”, conta.

O sucesso da primeira fase levou à ampliação do projeto, agora com aulas de violão, ukulele, teclado, flauta e bateria, dando origem ao Samba Lata Harmony, que combina percussão e instrumentos melódicos.

A primeira apresentação oficial do grupo aconteceu no XII Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, no Thermas dos Laranjais. “As mães choravam, as pessoas se emocionaram, e as crianças se sentiram realizadas. Foi um marco para todos nós”, diz a coordenadora.

Hoje, o projeto continua crescendo graças ao apoio de empresas como Condumax/Incesa, Iquegami Supermercados e Donaire Supermercados, que destinam parte de seus impostos para manter a iniciativa viva. “É importante que mais empresas entendam: não é doação, é destinação. Elas podem transformar vidas sem gastar nada além do que já é devido em impostos”, reforça Sandra.

O Samba Lata segue como uma das principais iniciativas de inclusão social e acesso à cultura para crianças e adolescentes de Olímpia, unindo música, educação e oportunidades reais de futuro.

* Estagiária sob a supervisão de Salomão Boaventura