Rio Preto recebe mostra de curtas de animação com entrada gratuita
Evento faz parte do Dia Internacional da Animação (DIA), mostra de curtas-metragens que ocorre simultaneamente em diversas cidades do Brasil

Rio Preto recebe nesta segunda-feira, 28, às 19h20, uma exibição de curtas-metragens de animação, com entrada gratuita. O evento faz parte do Dia Internacional da Animação (DIA), mostra que ocorre simultaneamente em diversas cidades do Brasil.
A programação inclui a Mostra Oficial, composta por uma hora de curtas brasileiros (Mostra Nacional) e uma hora de curtas estrangeiros (Mostra Internacional). Além disso, está programada para o próximo sábado, 2 de novembro, a Mostra Infantil, que terá início às 15h, no mesmo local. As atividades são coordenadas por Elissa Pomponio.
As exibições acontecem no Cine Panorama, na Sede Cênica, localizada na avenida das Hortências, 263, no Jardim dos Seixas, em Rio Preto.
Para garantir acessibilidade, os curtas contarão com recursos como audiodescrição, legendagem e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O Dia Internacional da Animação é patrocinado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio do programa de difusão cultural Pontos MIS, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo de São Paulo, além do apoio do governo federal e do Ministério da Cultura.
A data do evento foi escolhida em homenagem à primeira projeção pública de imagens animadas, realizada em 28 de outubro de 1892, por Charles-Émile Reynaud, que exibiu o filme Pauvre Pierrot no Museu Grévin, em Paris.
Inspirada nesse marco histórico, a Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) instituiu a celebração do Dia Internacional da Animação em 2002, envolvendo grupos de mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália e Japão.
Neste ano, o festival recebeu 164 inscrições de curtas-metragens brasileiros para as Mostras Nacional e Infantil. O júri, coordenado por Marcelo Marão e composto por diretores cujos filmes foram exibidos nas Mostras do DIA 2023, selecionou 8 filmes para a programação principal e 8 para a programação paralela.
A Mostra Internacional apresenta 5 curtas de países como Argentina, Suíça, Canadá, Israel e Colômbia, com curadoria de Marcelo Marão e colaboração de Paola Becco, do Stop Motion Our Fest.
A missão do DIA, que existe há 21 anos, é ampliar o acesso e o conhecimento do público sobre o cinema de animação brasileiro, dando visibilidade a diretores nacionais e evidenciando a diversidade de técnicas e narrativas dessa arte. A programação infantil, composta por curtas de alta qualidade, também visa formar novos espectadores e mudar a percepção de que a animação é uma forma de arte restrita ao público infantil.
Todas as mostras têm aproximadamente uma hora de duração. Confira a listagem dos curtas de cada mostra.
Mostra Nacional
Classificação indicativa – 14 Anos
- Maré Braba – Dir. Pâmela Peregrino
- Manu Sonha com Onças – Dir. Daniel OG
- Hoje Eu Só Volto Amanhã – Dir. Diego Lacerda
- Alguns Sinaes – Dir. Samu Mariani
- O Nome da Vida – Dir. Amanda Pomar
- O Futuro Que Me Alcance – Dir. Nat Grego
- Absorta – Dir. Luiza Pugliesi Villaça
- Receita de Vó – Dir. Carlon Hardt
Mostra Internacional
Classificação indicativa – 10 anos
- Después del eclipse – Dir. Bea R. Blankenhorst (Argentina)
- Le renard et l'oisille – Dir. Fred & Sam Guillaume (Suíça)
- Six plain hot dogs – Dir. Joël Vaudreuil (Canadá)
- Black Slide – Dir. Uri Lotan (Israel)
- Ila, la niña tejedora – Dir. Edna Y. Higuera Peña (Colômbia)
Mostra Infantil
Classificação indicativa - Livre
- Manu Sonha com Onças – Dir. Daniel OG
- Receita de Vó– Dir. Carlon Hardt
- Quintal– Dir. Mariana Netto
- Coaxo– Dir. Cecilia Silva Martinez
- Era uma noite de São João– Dir. Bruna Velden
- Maré Braba– Dir. Pâmela Peregrino
- Dona Biu– Dir. Gabriela Taulois
- Pororoca– Dir. Fernanda Roque e Francis Frank