Rio-pretense Eduardo da Silva é o vencedor do Mister Teen São Paulo de Las Américas
Aos 17 anos, jovem rio-pretense foi campeão estadual com suporte da escola do bairro Nova Esperança e da sua comunidade; agora mira título nacional

O rio-pretense Eduardo da Silva é o novo dono do título de Mister Teen São Paulo de Las Américas, a cerimônia aconteceu no último domingo, 29, na cidade de Sorocaba. Após a vitória estadual, o estudante deve concorrer nacionalmente.
Eduardo, de 17 anos, que já vinha se destacando nos concursos regionais, como Mister Rio Preto 2024, Mister Brasil Estudantil 2024, e após se classificar no Mister Teen Noroeste Paulista de Las Américas, se sentiu ainda mais confiante e mais próximo da oportunidade de concorrer ao estadual Mister Teen São Paulo de Las Américas, o qual também saiu vitorioso.
O estudante ressalta que, além da conquista, a viagem para outra cidade e toda a preparação foram uma experiência inesquecíveis. Ele conta que se manteve sempre confiante, animado e ansioso para o dia principal.
SOLIDARIEDADE
Porém, as vitórias vieram acompanhadas de desafios. Entre eles, o financeiro, que lhe impedia de estar presente na cerimônia, que aconteceu na cidade de Sorocaba. Foi com o apoio de sua escola, a E.E Parque Nova Esperança, que ele pode viajar. A instituição de ensino se mobilizou rifando uma cesta de festa junina e também arrecadando valores por meio de uma vaquinha.
“Eu agradeço muito a todos que colaboraram para arcar com os custos da minha ida para São Paulo, até mesmo a minha escola, que me ajudou com as roupas que usei no concurso, sou muito grato a todos”, afirma o estudante.
O diretor Denis Vander Berti Rocha conta que no início de sua gestão na escola, em 2022, iniciou um trabalho de envolvimento com as crianças da comunidade. Com o apoio do Projeto Ratione, da Vara da Infância e da Juventude, o projeto ajudou a desenvolver o senso do pertencimento. Por meio do projeto, o diretor apresentou a oportunidade de participação no concurso.
“Tudo iniciou através dessas parcerias que fizemos, onde houve uma indicação para que a nossa escola participasse. Isso é de uma importância muito grande para o nome da escola e para coroar um trabalho que a gente vem fazendo e que, graças a Deus, vem dando resultado”, conta.
“Para a vida do Eduardo, isso vai abrir muitas portas, com certeza ele vai colher muitos frutos a partir dessas conquistas, que vai trazer benefício tanto pessoal quanto para a nossa escola. Hoje, a nossa escola também se beneficia a partir disso, por ser uma escola que está localizada na periferia, mas que está conseguindo colocar coisas boas na vitrine da sociedade”, acrescenta.
“Ao se inscrever no concurso, encontramos muitas portas fechadas, ter o apoio da escola foi importante, deu um fôlego pra gente correr atrás. Nós precisamos fazer muitas parcerias, correr atrás para levantar pelo menos o dinheiro da inscrição. Deu tudo certo, e é um prazer poder ver ele chegando além do que a gente imaginava, que começou com uma brincadeira e está virando algo grandioso”, conta Joice Gabriela de Souza, mãe de Eduardo.
“O nosso próximo passo é concorrer o nacional, que vai ser realizado em outubro, em Curitiba. Como a gente é de um bairro periférico, o que a gente busca é parcerias, engajar ele nas redes sociais, que é o que conta bastante hoje em dia. Quem sabe após o nacional ele consiga ganhar um internacional. É o que almejamos”, completa Joice.
O estudante, agora está sendo agenciado. Conciliando a rotina diária de trabalho, ele também se prepara para os próximos concursos. “Bom, agora, após o concurso em São Paulo, eu quero muito ir para a etapa nacional. Quero ir em busca de representar meu país e crescer cada vez mais nessa área”, afirma.
(Colaborou Ana Carolina de Almeida)