Diário da Região
RIO PRETO

Reserva de ingressos para o FIT 2025 inicia nesta terça-feira

Serão 47 obras, com total de 111 apresentações ao longo de 10 dias, que ocuparão 18 locais da cidade

por Ana Carolina de Almeida*
Publicado há 8 horasAtualizado há 5 horas
FIT 2025 é o espetáculo argentino “8cho”, da Companhia de Dança Aérea Brenda Angiel (Alexander Kurov/Divulgação)
FIT 2025 é o espetáculo argentino “8cho”, da Companhia de Dança Aérea Brenda Angiel (Alexander Kurov/Divulgação)
Ouvir matéria

Rio Preto recebe o Festival Internacional de Teatro - FIT 2025, com programação de 17 até 26 de julho. A abertura da reserva de ingressos inicia nesta terça-feira, 8, a partir do meio-dia, pelo site Sympla.

Todas as peças do FIT contam com ingressos gratuitos e haverá limitação de reserva de dois ingressos por CPF. Para apresentações em ruas e praças, não haverá necessidade de reserva.

Serão 47 obras, com total de 111 apresentações ao longo de 10 dias, que ocuparão 18 locais. Teatros, ruas, praças e espaços alternativos servirão de palco para receber a programação. Participaram do festival artistas de nove estados brasileiros e da Alemanha, Argentina, Chile, México e Uruguai.

Quem abre o FIT neste ano é o espetáculo argentino “8cho”, da Companhia de Dança Aérea Brenda Angiel, coreógrafa e diretora artística, precursora mundial do gênero. A montagem, que incorpora os diversos ritmos do tango e inspira-se em um de seus famosos passos, será apresentada no dia 17 de julho, às 20h, no Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, com intérprete de Libras, assim como diversas outras sessões ao longo do evento

Acompanhados por uma orquestra de sete músicos, sete bailarinos ficam suspensos por cordas e arreios para criar uma nova espacialidade e outras possibilidades para o tango, mantendo a sensualidade, nostalgia, humor e poder expressivo desse tradicional estilo na Argentina. A direção musical é de Juan Pablo Arcangeli (membro original do grupo Astilleros) e a orquestra inclui, entre outros, o cantor Alejandro Guyot.

O Anfiteatro terá apresentações em duas noites nesta edição, a mesma companhia argentina retorna ao palco às margens da Represa com “MOVI”, criação para todas as idades, uma experiência imersiva na qual corpos dançantes suspensos no ar e imagens se fundem, com um jogo de luz, videomapping e música original.

Os gestos e a ludicidade dão o tom no mexicano “Amanhecer com Guarda-chuvas”, produção de Maribel Michel Cía e Irónico Retrueque que brinca com o teatro e o movimento a partir de duas personagens, uma mulher de estatura alta e outra baixa, em convergência na história como opostos complementares. O espetáculo convida cada pessoa da plateia a criar seu próprio sonho.

Reflexões acerca de questões urgentes também pautam montagens internacionais na programação. No solo alemão “A Vingança de Iphigênia”, a atriz e dramaturga Lilly-Marie Vogler vai à tragédia grega para expor papéis herdados e questionar expectativas de gênero e estruturas de poder patriarcais. Coprodução Brasil e Uruguai, “O Errático Comportamento dos Seres”, com texto e atuação de Agustina Pezzani, Beatriz Sayad e Verónica San Vicente e direção de Florencia Santángelo, acompanha três mulheres durante uma reunião de condomínio para explorar o absurdo das relações e dos comportamentos humanos, por meio de uma linguagem clownesca e delirante.

A programação completa está disponível no site do fitriopreto.com.br

*Estagiária sob supervisão de Luna Kfouri