SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2022
PURA EMOÇÃO

Projeto cria conexão entre mães e filhas em Rio Preto

‘Mãe da Mãe’ envolve fotos produzidas pela fotógrafa Paula Soares

Francine Moreno
Publicado em 06/05/2022 às 21:38Atualizado em 07/05/2022 às 10:51
Rute dos Santos Pinheiro com a filha Deborah Martins em momento de afeto (Divulgação/Paula Soares)

Rute dos Santos Pinheiro com a filha Deborah Martins em momento de afeto (Divulgação/Paula Soares)

“Só depois que virei mãe, reconheci as dores e alegrias da minha mãe. Hoje eu entendo ela”. Certamente você já ouviu esta frase de alguma amiga, prima ou colega contextualizando como a maternidade não é uma tarefa fácil, principalmente hoje em dia, em que muitas mulheres se dividem entre a rotina profissional e os cuidados com as crianças. Só depois que se torna mãe é que as mulheres têm a noção da responsabilidade e da bagagem de obrigações que elas executam diariamente.

Inspirado neste relato da maternidade real, um projeto acaba de ser lançado em Rio Preto para celebrar o Dia das Mães neste domingo, 8. Trata-se do “Mãe da Mãe”, que resultou em um ensaio fotográfico com nove mães e filhas. A ideia foi resgatar a ancestralidade, costumes, trocas e afetos entre essas mulheres, questões que acabam se perdendo com a rotina exaustiva e interferem na comunicação entre mães e filhas.

O projeto foi formatado pela pedagoga rio-pretense Yasmin Cruz, 31 anos. A ideia surgiu depois que ela foi diagnosticada com Covid-19, precisou de cuidados e sua mãe estava viajando. Yasmin teve complicações e mesmo debilitada teve que cuidar dos três filhos, sendo que um é bebê. “A única coisa que pensava era: Meu Deus que saudades de ser filha. Se minha mãe tivesse aqui, tudo isso seria diferente. Foi aquele grito de eu quero minha mãe.”

Ana Silva com a mãe, Alessandra Coelho (Divulgação/Paula Soares)

As imagens foram feitas pela fotógrafa Paula Soares. Para fazer as sessões de fotos, mães e filhas se arrumaram juntas, se maquiaram e tiveram um tempo só delas. Participaram do projeto as filhas e mães: Yasmin Cruz e Lila Cruz, Bruna Vançan e Antônia Vançan, Tailly Villalva e Ivy Villalva, Isabela Moriá Marinho e Carmen Lúcia Marinho, Deborah SS Martins e Rute dos Santos Pinheiro, Carolina Rocha e Celina, Ana Silva e Alessandra, Paula Soares e Ana Soares, e Tayce Vasconcelos e Regina.

Yasmin Cruz, organizadora do projeto, com a mãe, Lila Cruz (Divulgação/Paula Soares)

As fotografias estão disponíveis no Instagram das participantes e na rede social da fotógrafa Paula Soares (@paulasoaresfoto) e da idealizadora Yasmin Cruz (@main.detres).O objetivo de Yasmin é que o ensaio virtual se transforme em uma exposição física.

Yasmin afirma que o projeto instiga uma reflexão. “Traz uma calma para o coração, pois mesmo depois que viramos mães, o nosso lugar de filha está ali, esperando nós, o nosso primeiro passo. Além de que trouxe cura, quebrando aquele gelo silencioso que fica em nossas relações de mãe e filha, trazendo apenas amor e mostrando que todas têm suas particularidades. No entanto, toda história tem uma coisa em comum: o amor de mãe para filha e de filha para mãe.”

Neste domingo, 8, o público irá conferir também vídeos com depoimentos emocionantes das participantes nas redes sociais. “Cada filha contou como a mãe é importante na vida delas e teve choro e muita emoção.” Para Yasmin, o resultado das imagens e vídeo foi lindo e cheio de conexão. “Pude presenciar curas em relacionamentos de mãe com a filha. Pude ver como o amor de mãe é um turbilhão de emoções e que cada história tem sua particularidade.”

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por