Diário da Região
VIDEOCLIP

Programação dos 10 anos da casa de criar conta com encontro sobre videoclipes da nova MPB,

Em 2025, a casa completa uma década de existência — tempo de luta, experimentação e comunidade

por Salomão Boaventura
Publicado em 26/07/2025 às 10:57Atualizado há 8 horas
O artista visual juny kp! comanda a casa de criar ao lado da escritora Carolina Manzato (Ricardo Boni/Divulgação)
O artista visual juny kp! comanda a casa de criar ao lado da escritora Carolina Manzato (Ricardo Boni/Divulgação)
Ouvir matéria

Um sopro de resistência artística sopra da rua Nelson Freitas, 745, no Parque Residencial Laureano Tébar. É ali que vive e pulsa a casa de criar, espaço independente de arte e formação, comandado com afeto e ousadia pela escritora Carolina Manzato e pelo artista visual juny kp!. Em 2025, a casa completa uma década de existência — tempo de luta, experimentação e comunidade. Para celebrar esse percurso, a programação do projeto “casa de criar: manutenção, resistência e corpo ativo” ganha fôlego com encontros que atravessam corpo, palavra e imagem.

Na segunda-feira, 28, às 19h, é a vez do videoclipe ganhar a cena. Em mais uma edição do projeto “videoclipe: encontros fragmentados”, juny kp! propõe uma imersão na linguagem e na estética do audiovisual musical, com foco na produção da chamada nova MPB — esse território de experimentações sonoras e visuais que ressignifica o popular contemporâneo.

“Encontros fragmentados” prevê sete edições ao longo do ano. Duas delas integram o projeto “casa de criar: manutenção, resistência e corpo ativo”, e as outras cinco fazem parte da iniciativa “Hip Hop em Rio Preto: volta às origens, rumo ao futuro”.

PROJETO

O projeto que marca os 10 anos da Casa de Criar também celebra a reforma estrutural do espaço, com foco na ampliação da acessibilidade e da inclusão. A proposta é clara: abrir portas, janelas e possibilidades para todos os corpos, vozes e sensibilidades.

Ao longo de 2025, a casa realizará uma série de ações que entrelaçam formação, arte e convivência. Além do clube de leitura e dos encontros de videoclipe, estão previstas atividades como a “matinê da casa”, os “encontros para dançar” — que estimulam a conexão entre corpo e mente —, exposições com vernissages e visitas guiadas, as projeções urbanas do @projetonacidade e as “rodinhas literárias”, pensadas especialmente para as infâncias.

Toda a programação é gratuita. O projeto é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.