SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2021
RETA FINAL

Premiados dão dicas para 'lacrar' no concurso da revista Bem-Estar

A melhor imagem do concurso vai estampar capa de edição especial

Harlen FelixPublicado em 21/07/2021 às 22:39Atualizado há 22/07/2021 às 07:51
[object Object]

Fotografia de Paulo Berton que já conquistou prêmios em salões internacionais (Paulo Berton/Reprodução)

As inscrições para o concurso “Fotografia na Cidade”, realizado pela revista Bem-Estar, publicação do Diário da Região, terminam nesta sexta-feira, 23. E para quem ainda está em dúvida sobre qual imagem inscrever, a reportagem ouviu profissionais da fotografia que já foram premiados em concursos dentro e fora do Brasil, colhendo algumas dicas para uma “foto lacradora”.

Com fotografias premiadas em mais de dez países, Paulo Berton coloca a criatividade como principal recurso para fazer bonito em um concurso fotográfico. “A forma como a pessoa utiliza os recursos oferecidos por câmeras e pelos celulares é que fará a diferença. É o olhar fotográfico para além da realidade que todos estão acostumados a ver. Até porque, em termos técnicos, qualquer smartphone oferece bons recursos para o registro da imagem hoje em dia. Ou seja, é a criatividade que fará a diferença”, comenta.

Outra dica de Berton é fugir do óbvio. “Não é só a Represa Municipal que oferece belas imagens. Há outros pontos da cidade que podem ser explorados. Basta ter um olhar sensível para captar uma cena que encantará os jurados.”

Finalista da edição 2021 do Grande Prêmio Fotografe, realizado pela revista Fotografe, Priscila Beal comenta que uma foto que faz bonito em concurso é aquela que chama atenção ao primeiro olhar. “É a imagem que traz algo diferente, seja a cena, o ângulo, o jogo com a luz, etc. É aquela imagem que você bate o olho e já identifica algo diferente”, comenta.

Além disso, a fotógrafa ainda indica ler atentamente o regulamento, para conseguir identificar os aspectos que serão levados em consideração pela comissão julgadora. “No caso do concurso da Bem-Estar, a foto premiada será capa da revista. Então, melhor enviar uma foto na vertical. O nome da revista também sugere temas relacionados a coisas boas. Buscar imagens que transmitam alegria e sentimentos bons pode ser um bom caminho”, diz. “Quando participo de concursos, seleciono algumas fotos que considero boas para serem enviadas e peço a opinião de outros amigos e amigas que trabalham com fotografia. Isso ajuda a identificar as que têm mais potencial”, acrescenta.

Também finalista do Grande Prêmio Fotografe deste ano, além de já ter participado de salões nacionais e internacionais, Thomaz Vita Neto, de Mirassol, indica aos candidatos e candidatas do concurso da Bem-Estar, que tem tema livre, ficarem atentos a assuntos que estão em pauta na atualidade, como meio ambiente, diversidade de gênero, pandemia e racismo. “Uma boa foto tem que passar uma mensagem, tem que sensibilizar quem faz a leitura da imagem. Além disso, ela precisa ter certa plasticidade, com bom enquadramento e boa iluminação.”

Por outro lado, ele reconhece que a ousadia pode ser um diferencial para brilhar em um concurso fotográfico. “Quebrar regras também faz parte do jogo da fotografia. Mas, para isso, é preciso de criatividade”, sinaliza Thomaz.

undefined

O concurso “Fotografia na Cidade” busca incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica de Rio Preto e região, além de identificar talentos. Cada participante pode concorrer com uma fotografia. Podem participar profissionais e amadores com idade acima de 18 anos.

O participante deve encaminhar a fotografia no formato JPG, com tamanho máximo de 10MB e resolução mínima de 300 PPI. Elas devem ser enviadas para fotografianacidade@diariodaregiao.com.br. No corpo do e-mail, deve ser colocado o nome completo, profissão, número do celular e a descrição da imagem (data e local do registro e uma breve legenda).

A melhor foto ilustrará a capa da revista Bem-Estar do dia 15 de agosto. A segunda e terceira colocadas terão espaços de destaque. As demais fotos melhores avaliadas serão publicadas nesta edição especial.

Imagem de Priscila Beal que faz parte de ensaio finalista no Grande Prêmio Fotografe (Priscila Beal/Reprodução)
Fotografia de Thomaz Vita Neto que já foi premiada em concursos do gênero (Thomaz Vita Neto/Reprodução)
Harlen Felix do Nascimento
foto lacradora
fotografia
Revista Bem-Estar
CONCURSO
dicas
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por