Poetas de Rio Preto se destacam no Prêmio Nósside
Merli Maria Garcia Diniz e a Vera Mussi Hage foram premiadas na categoria Menção de Mérito do “Prêmio Mondiale di Poesia Nosside”, da Itália, reconhecido pela Unesco

O talento brasileiro voltou a brilhar na Itália. Nove poetas do Brasil foram premiados no Prêmio Mundial de Poesia Nósside, que neste ano celebra 40 anos de existência. O concurso, reconhecido pela Unesco, valoriza poesias escritas em diferentes línguas e dialetos do mundo todo.
Segundo Rosalie Gallo y Sanches, delegada do prêmio no Brasil, o Nósside é especial porque busca preservar a diversidade linguística. “Primeiramente, pelo fato de ter como objetivo maior a documentação das várias línguas, dialetos e línguas minoritárias de todo o mundo, chancelado pelo Departamento de Poesia da Unesco. Em seguida, a estratégia formidável de proporcionar a todos os poetas do planeta a possibilidade de se expressar, ainda que em sua língua minoritária, através de uma das cinco línguas oficiais: italiano, português, espanhol, francês e inglês”, explica Rosalie.
POETAS DE RIO PRETO
Entre os brasileiros premiados estão as poetas Merli Diniz e Vera Mussi Hage, de Rio Preto. “Ser premiada no Nósside é sempre uma grande honra, pois é um Concurso Mundial de Poesia. Ser premiada na 40ª edição do concurso é sensacional! É para comemorar e muito! Já imaginou quantos poetas participaram do mundo todo e ser premiada? É muito orgulho para uma paulista da boca do sertão”, conta Merli Diniz.
“Há 7 anos iniciei minha jornada como escritora. Nesse período, participei desse concurso três vezes e fui agraciada duas vezes. Receber essa menção de mérito é uma honra para mim! Sempre é, pois, trata-se de um concurso de relevância no mundo literário, e, esse ano, especialmente, que comemora 40 anos de existência”, ressalta Vera.
O PRÊMIO
Rosalie recorda que conheceu o prêmio em 2007, quando estudava na Calábria, região de onde vem sua família. “Foi nessa oportunidade que conheci o Prof. Pasquale Amato, Presidente Fundador do Prêmio. Consegui uma Menção Especial naquele ano e, em seguida, fui convidada a trabalhar como voluntária, tarefa que realizo com alegria e satisfação até hoje. Conhecer poetas e poesia mundial é motivo de enriquecimento a cada edição”, recorda Rosalie.
Nesta quarta-feira, 19, Rosalie viaja para a Itália, onde participa da cerimônia final do Prêmio Mondiale di Poesia Nósside, pelos 40 anos de sua criação. “O presidente me alertou que este ano a RAI vai transmitir ao vivo! Estou muito feliz por poder representar Rio Preto e o Brasil nessa ocasião como Delegada do Nósside para nisso País”, conta Rosalie. (Colaborou Ana Carolina de Almeida)