SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 04 DE DEZEMBRO DE 2021
COMUNIDADE ESPANHOLA

Plaza de España homenageia imigrantes em Rio Preto

Praça na José Munia terá obelisco de 45m de altura e estátua de Alcide

Rita Fernandes
Publicado em 21/10/2021 às 21:10Atualizado em 22/10/2021 às 17:50
Dom Antonio Cabrera Mano Filho é vice-cônsul em Rio Preto (Johnny Tores / 21/10/21)

Dom Antonio Cabrera Mano Filho é vice-cônsul em Rio Preto (Johnny Tores / 21/10/21)

A comunidade espanhola e os imigrantes hispânicos que ajudaram a construir Rio Preto e região serão homenageados com a Plaza de España, que será construída entre as faixas de rolagem da avenida José Munia, em frente ao Shopping Plaza Avenida.

O descerramento da placa que marca o início da obra será hoje, às 10h, e terá a presença do Cônsul Geral da Espanha, Dom Miguel Gómez de Aranda Y Villén, do vice-cônsul da Espanha em Rio Preto, Dom Antonio Cabrera Mano Filho, e do presidente da Casa de Espanha, Nelson Lóis Oureiro, além do prefeito Edinho Araújo.

A comunidade também vai se reunir na Câmara Municipal, às 19h30, para celebrar o Dia da Festa Nacional de Espanha, comemorado todo dia 12 de outubro pela descoberta da América, por Cristóvão Colombo. Na ocasião haverá homenagem à família de Leandro Santiago Perez y Perez (dos restaurantes El Temple e Dom León) e ao artista plástico Araguaí Silveira Garcia. “Para a comunidade espanhola, o Dia da Hispanidade é o sentimento de pertencimento aos valores e cultura dos nossos antepassados”, destaca Cabrera.

O projeto da praça, assinado pelo arquiteto Romeu Patriani, é inspirado em cidades que foram colonizadas pelos espanhóis e outras da própria Espanha, como Sevilha, Valência e a capital Madrid.

Um obelisco de 45 metros de altura (equivalente a um edifício de 15 andares) ficará no centro, dando destaque a um amplo palco a céu aberto, cujo acesso será por meio de escadas. “O objetivo é que esse palco seja utilizado para eventos culturais da cidade, envolvendo todos os rio-pretense”, afirma Cabrera.

“Acreditamos que este monumento será um marco cultural para a cidade, até porque será visto pelos motoristas que trafegarem pela rodovia Washington Luíz”, observa Nelson Lóis Oureiro.

Após a conclusão da primeira etapa, prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2022, a Plaza de España ganhará uma estátua de Alcide de Gasperi, importante personagem italiano, que será colocada no gramado. O molde da estátua está sendo trazida diretamente da Espanha e será construída em Rio Preto, assim como o obelisco.

O projeto arquitetônico da praça foi elaborado pela comunidade espanhola e apresentado à Prefeitura em setembro de 2018. O projeto de fundação precisou de aprovação do poder público. Já o obelisco precisou ser aprovado pela aeronáutica. A obra, avaliada em R$ 1,5 milhão, será patrocinada pelo Grupo Cabrera, como forma de homenagear o patriarca da família, Antonio Cabrera Batista (1890-1970), que chegou ao Brasil em 1896, e seu filho Antonio Cabrera Mano (1930-2010), um dos primeiros descendentes da família a nascer na região, em Monte Aprazível.

“Em 1920, Rio Preto tinha 22 mil estrangeiros, sendo que 9 mil eram espanhóis. A maior comunidade de imigrantes era a hispânica”, destaca o vice-cônsul. Oureiro diz que o objetivo é fortalecer o vínculo da comunidade hispânica e preservar a cultura espanhola. Os descendentes que quiserem fazer parte da comunidade podem entrar em contato pelo telefone (17) 9.9701-2282.

Projeto arquitetônico assinado por Romeu Patriani (Divulgação)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por