Diário da Região
QUANDO O LOBO VIRA MOSQUITO

Peça infantil usa história de Chapeuzinho Vermelho para conscientizar sobre a dengue

Espetáculo da Livre Produções transforma o Aedes aegypti no vilão da história e aposta no teatro como ferramenta de educação em saúde

por Salomão Boaventura
Publicado há 1 horaAtualizado há 1 hora
Livre Produções adapta Chapeuzinho Vermelho para falar sobre combate à dengue (Divulgação)
Galeria
Livre Produções adapta Chapeuzinho Vermelho para falar sobre combate à dengue (Divulgação)
Ouvir matéria

A conhecida história da menina de capuz vermelho atravessa a floresta e chega aos quintais brasileiros com uma nova missão: combater a dengue. Em “Chapeuzinho Vermelho no combate ao mosquito dengoso”, adaptação da Livre Produções, o tradicional lobo mau dá lugar a um inimigo bem real — o mosquito Aedes aegypti —, em um espetáculo que usa o teatro infantil como ferramenta de conscientização e educação em saúde.

Segundo Leandro Aveiro, diretor da Livre Produções, a proposta da montagem é orientar o público de forma clara e acessível sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Destacamos a importância das crianças que assistem à peça, no incentivo aos adultos a cuidarem dos quintais”, conta.

A encenação também amplia o olhar para dentro de casa, envolvendo toda a família no processo de prevenção. “Mostramos também através da vovozinha os cuidados que toda a família deve ter com a limpeza de suas casas”, completa.

Em cartaz desde 2016, o espetáculo já passou por diversas cidades da região, mantendo-se atual diante de um problema recorrente de saúde pública. “Estamos com agenda aberta para apresentações em outras cidades”, conclui Aveiro.