Diário da Região
NO RITMO DA FOLIA

Olímpia confirma Carnaval 2026 com shows gratuitos no Thermas dos Laranjais

Festa acontece de 13 a 17 de fevereiro, com shows de Dudu Nobre, Mari Fernandez e Latino, além de matinês, desfiles

por Salomão Boaventura
Publicado há 4 horasAtualizado há 4 horas
Dudu Nobre abre as festividades do Carnaval em Olímpia no dia 13 de fevereiro (Divulgação)
Galeria
Dudu Nobre abre as festividades do Carnaval em Olímpia no dia 13 de fevereiro (Divulgação)
Ouvir matéria

O ano de 2026 começou no compasso da festa em Olímpia. Após o sucesso do Réveillon de Encantos, a Estância Turística confirmou oficialmente a realização do Olímpia Folia 2026, consolidando o Carnaval como um dos principais motores culturais e turísticos da cidade. A programação ocorre entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com entrada gratuita, e terá como palco principal o estacionamento do parque aquático Thermas dos Laranjais, espaço já consagrado para grandes eventos.

Com quatro dias de shows, a festa aposta na diversidade de ritmos e nomes de alcance nacional, regional e local. Na sexta-feira, 13, a abertura fica por conta do cantor Dudu Nobre, além de uma atração surpresa. No sábado, 14, sobem ao palco Mari Fernandez e o Grupo Kibacana. A programação segue no domingo, 15, com Luan Pereira e o Grupo Sambalada. O encerramento acontece na segunda-feira, 16, com show do cantor Latino e da dupla José e Diogo.

Ao reunir samba, sertanejo, axé, pagode e música popular, o Carnaval de Olímpia reforça seu perfil plural e democrático, atraindo públicos de diferentes faixas etárias e origens. A expectativa da administração municipal é de que o evento movimente o turismo e a economia local durante o feriado prolongado.

“Datas como o Carnaval são estratégicas para o turismo de Olímpia. A cidade espera receber mais de 100 visitantes durante o feriado. Assim, além de movimentar a economia, gerar empregos e fortalecer toda a cadeia produtiva, os grandes eventos reforçam a imagem da cidade como um destino completo, preparado para receber famílias, turistas e visitantes com estrutura, segurança e programação de qualidade. Investir em eventos é investir no desenvolvimento do município, na valorização do nosso calendário turístico e na consolidação de Olímpia no cenário estadual e nacional”, destaca o secretário de Turismo, Beto Puttini.

A Prefeitura informou que os detalhes sobre a estrutura do evento, camarotes e orientações ao público serão divulgados em breve pelos canais oficiais. A expectativa é repetir o padrão de organização e segurança adotado em edições anteriores, fortalecendo a imagem da cidade como polo de grandes eventos no interior paulista.

Desfiles e matinês

Além dos shows no Thermas dos Laranjais, o Olímpia Folia 2026 contará com dois dias de matinês e desfiles na Praça da Matriz, no domingo, 15, e na terça-feira, 17. As matinês ocorrem das 14h às 18h, com banda ao vivo e distribuição de pipoca, algodão-doce e brinquedos infláveis, como tobogã e cama-elástica.

O tradicional desfile das escolas de samba terá a participação das agremiações Unidos da Cohab, Samba Sem Compromisso, Acadêmicos do Samba e Afoxé Dindazúge, mantendo viva a tradição do Carnaval de rua da cidade.

Nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, a programação acontece no sábado, 14, a partir das 20h, nas praças centrais, com som mecânico e atividades gratuitas para as crianças.

Organização

O Olímpia Folia 2026 será realizado de forma compartilhada entre a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio do Thermas dos Laranjais. A festa foi oficializada pelo Decreto nº 9.850/2026, que integra o evento ao calendário oficial da Estância Turística de Olímpia.

Assinado pelo prefeito Geninho Zuliani, o decreto reforça o caráter cultural, turístico e popular do Carnaval de Rua de Olímpia, tradição oficializada desde 1971, com foco na valorização da cultura local, no fortalecimento do turismo e na convivência familiar. “Estamos organizando um Carnaval estruturado, seguro e valorizando nossas tradições, fortalecendo o turismo e movimentando a economia local”, afirma o prefeito.