Diário da Região
CHEGA DE SAUDADE

Regina Benedetti sobe ao palco do Teatro Sesc de Rio Preto para tributo a João Gilberto

O show traz ritmos tipicamente brasileiros passeando pelo Samba, Ijexá, Xote, Baião, Maracatu, dentre outros

por Salomão Boaventura
Publicado em 08/11/2022 às 19:24Atualizado em 09/11/2022 às 08:27
Acompanhada por um trio de músicos, a cantora Regina Benedetti leva para o Teatro do Sesc um show que homenageia João Gilberto, o ‘Pai da Bossa Nova’ (Divulgação/ Marcela Foccus)
Acompanhada por um trio de músicos, a cantora Regina Benedetti leva para o Teatro do Sesc um show que homenageia João Gilberto, o ‘Pai da Bossa Nova’ (Divulgação/ Marcela Foccus)
Ouvir matéria

A cantora, compositora e instrumentista Regina Benedetti, um dos principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB), sobe ao palco do Teatro Sesc de Rio Preto nesta quarta-feira, 9, a partir das 21h, para uma apresentação que será uma homenagem a João Gilberto, o “Pai da Bossa Nova”. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos ocorre com 30 minutos de antecedência.

Regina conta que o projeto “Chega de Saudade” homenageia o artista que revolucionou a música brasileira, tornando-a reconhecida e respeitada mundialmente. “O show traz uma mistura de Bossa Nova, Samba, Ijexá, Xote, Baião, Maracatu, dentre outros ritmos brasileiros, com sofisticação do jazz em alguns momentos”, comenta a cantora.

Em um trio com os músicos Esdras Nunes (pianista, arranjador e diretor musical), Hamilton Thome (baterista) e Alexandre de Carvalho Sousa (contrabaixista), Regina fará o vocal, tocará violão e percussão em alguns momentos do show. O repertório previsto é composto por 16 canções, incluindo composições importantes da MPB que foram eternizadas na voz de João Gilberto. Na apresentação também haverá algumas composições de Regina.

Com esse projeto, a cantora pretende, democratizar, popularizar e desmistificar que Bossa Nova, MPB e Samba só podem ser ouvidas pelas camadas elitizadas. “Pretendo resgatar o antigo público bossa novista e as novas gerações para que possam conhecer, ouvir e divulgar a bossa e o samba/jazz. Quero levar ao público um show que mostra a música brasileira na sua totalidade, mais rica, especial e diferenciada, com toda a sua força e leveza, de forma emocionante”, comenta Regina.

Aniversário de João Gilberto

Em 2011, Regina Benedetti se apresentou na festa em comemoração aos 80 anos de João Gilberto, em Juazeiro da Bahia, com grandes nomes da MPB como João Bosco e Maestro Aderbal Duarte. Esse foi o último show em homenagem feito para ele em vida. João Gilberto morreu em 2019. “Estou muito feliz de dar continuidade ao trabalho de João e poder exaltar a Música Popular Brasileira que tanto mudou a nossa concepção artística. João é um Gênio”, diz Regina.

Pedrão Hits

Um dos momentos que promete muita emoção é uma homenagem ao músico mirassolense Pedro Rubens Justino, o Pedrão Hits, que morreu em maio deste ano. “Também farei uma homenagem ao meu amigo e companheiro de trabalho Pedrão Hits, que nos deixou este ano e era convidado do projeto. Em 2011, ele tocou comigo em Juazeiro, no aniversário de 80 anos de João Gilberto”, recorda Regina. Músico, cantor e compositor, Pedrão Hits integrou diversos grupos e acompanhou cantores que marcaram época, como Originais do Samba, Paulinho da Viola, Agnaldo Rayol, Terry Winter, Wilson Simonal, Maria Alcina, Dom e Ravel, Amado Batista, Jamelão, Edite Veiga e Miltinho.