Diário da Região
MPB E SAMBA

Regina Benedetti canta na Festa de Barretos

Cantora e sua banda é atração neste sábado do palco Culturando

por Francine Moreno
Publicado em 24/08/2019 às 00:30Atualizado em 09/06/2021 às 01:46
Regina Benedetti (Divulgação)
Regina Benedetti (Divulgação)
Ouvir matéria

O Parque do Peão, que abriga a 64ª edição da Festa do Peão de Barretos, possui uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados, o equivalente a cerca de 280 campos de futebol similares ao do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O local abriga cinco palcos, sendo que o Estádio e Amanhecer possuem uma estrutura de mais de 70 toneladas de equipamentos de som e iluminação. Os outros três palcos são Culturando, Raízes Sertanejas e Berrantão.

Espaço dedicado à diversidade cultural, o palco Culturando receberá até neste domingo, 25, quando acaba a festa, mais de 200 atrações de 119 municípios representando oito Estados do país, somando mais de 2,5 mil artistas de variadas manifestações culturais entre dança, música e teatro. A proposta é oferecer ao artista espaço e oportunidade mostrar seu talento, assim como resgatar os saberes e fazeres culturais enraizados.

Uma das atrações do palco Culturando na madrugada deste sábado, 24, para domingo, 25, às 0h45, é a cantora, compositora e instrumentista Regina Benedetti, que é natural de Mirassol, mas mora e trabalha em Rio Preto há muitos anos. A artista vai apresentar o show "Regina Benedetti e Banda", que foi preparado especialmente para a festa. O repertório é composto por músicas autorais do álbum "O Canto da Sereia", que teve indicação ao Latin Grammy e outros prêmios nos Estados Unidos.

O set list reúne ainda composições de Luiz Gonzaga, Antonio Nóbrega, Zequinha de Abreu, Paulo César Pinheiro, Adoniran Barbosa, Zeca Pagodinho, entre outros. "É um show muito alegre para todo mundo cantar, dançar e se emocionar", revela. A artista, que irá cantar e tocar instrumentos como violão e percussão, estará acompanhada pelos músicos Marcelo Maia (piano), Hamilton Thomé (bateria), João Pazzini (baixo), Pedrão Hits (guitarra) e Josue Ribeiro (sanfona).

É a primeira vez que Regina se apresenta na Festa do Peão de Barretos. Para participar do Palco Culturando, ela enviou uma material e foi selecionada. "No segundo semestre do ano passado, eu fiquei sabendo que estavam buscando novas atrações para a festa. Eles gostaram muito do material que mandei e então me convidaram para me apresentar e fiquei numa felicidade só, justamente por se tratar de um espetáculo brasileiríssimo que vai da bossa, xote, baião ao samba/jazz, que é a minha marca no palco."

Regina afirma que cantar na Festa do Peão, que é um evento considerado o maior do gênero na América Latina, é um marco importante na sua carreira. "Especialmente por se tratar de uma festa grandiosa e reconhecida internacionalmente. O Palco Cullturando vem desmistificar e abrir oportunidade para que novos artistas e outras formas de arte sejam apreciadas num momento em que precisamos fortalecer a cultura de nosso país, reinventando a arte."

A cantora afirma que a festa sempre trouxe atrações internacionais e não se trata de um evento exclusivo do sertanejo. "Mas sabemos que este ritmo está muito enraizado no nosso cotidiano. Cresci ouvindo muita música sertaneja raiz juntamente com meu pai, e ouço especialmente quando estamos nas festas de família esse repertório que fala das coisas simples. Sempre fui muito fã e respeito muito o trabalho de Tonico & Tinoco, Cascatinha & Inhana, Pena Branca & Xavantinho, Nalva Aguiar, Pedro Bento e Zé da Estrada, Chitãozinho & Xororó e de novos artistas que estão brilhando. Tenho muito dessas influências raiz nas minhas composições, mas meu coração bateu forte mesmo foi pelo samba e MPB. Sou uma cantora autoral e toda essa vivência simples do interior me ensinou e ajudou na formação da minha personalidade artística."

Mais projetos

Com 17 anos de carreira musical, Regina Benedetti é psicóloga de formação. "Mas trabalho com arte desde os sete anos de idade quando pisei no palco pela primeira vez." Além do álbum "O Canto da Sereia", lançado pela Guaruba Produções, ela lançou também "Juras", pela Sol Music. O seu currículo conta ainda com clipes e singles independentes gravados nos Estados Unidos. "Estou preparado meu terceiro CD autoral e o primeiro DVD que pretendo registrar no início de 2020."

A artista foi um dos vencedores do Prêmio Nelson Seixas - Proac Municípios 2019 com o seu projeto " Fulô Benedetti " - Clássicos Nordestinos". "Estou muito feliz pois farei a circulação do espetáculo juntamente com os músicos João Francisco (sanfona) e Renato Schiavetti ( Zabumba), levando a alegria do verdadeiro forró pé-de-serra. Também farei em outubro uma oficina/show chamada 'Mulheres na Roda', mostrando o empoderamento feminino das mulheres que tocam e cantam nas rodas de samba."

Depois do show em Barretos, Regina vai cumprir a agenda de shows em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e municípios na região de Minas Gerais e do interior paulista. "Meu maior desejo é continuar propagando a música brasileira, resgatando e formando meu público para que as novas gerações possam conhecer, ouvir e divulgar minhas músicas. Eventos como este de Barretos vem para democratizar e popularizar a arte. O meu maior desejo é que algum artista 'famoso' possa um dia gravar minhas composições."

Último dia de shows

O cantor Gusttavo Lima é a principal atração deste sábado, 24, na Festa do Peão de Barretos, no palco do Estádio. A noite terá ainda uma programação com shows de artistas importantes do cenário como Jorge & Mateus, Bruno & Marrone e Mano Walter. Na programação do palco Amanhecer estão: Roberty & Ruan, Edson & Hudson, Yasmin Santos, Cleber & Cauan, Antony & Gabriel, Os Parazinho, e DJ Seven.

Serviço:

Show "Regina Benedetti e Banda". Na madrugada deste sábado, 24, para domingo, 25, às 0h45, no palco Culturando, da Festa do Peão de Barretos. Informações e ingressos: www.independentes.com.br/festadopeao .