SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2022
GRATUITO

Ennio Morricone é celebrado por Orquestra no Teatro do Sesi de Rio Preto

Laetare, regida por Muriel Waldman, faz concerto hoje, às 20h, no Teatro do Sesi

Francine Moreno
Publicado em 29/06/2022 às 20:39Atualizado em 30/06/2022 às 08:36
Orquestra Laetare presta uma homenagem ao compositor italiano Ennio Morricone (Divulgação)

Orquestra Laetare presta uma homenagem ao compositor italiano Ennio Morricone (Divulgação)

Você conhece Ennio Morricone? Se não, aproveite e vá até o Teatro do Sesi nesta quinta-feira, 30, para assistir a um tributo ao compositor, arranjador e maestro italiano que compôs trilhas inesquecíveis do cinema, como a trilha de “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, e “Os Oito Odiados”, filme dirigido por Quentin Tarantino. Vencedor de dois Oscar e dezenas de outros prêmios, incluindo Globos de Ouro, Grammys e BAFTAs, Morricone morreu aos 91 anos em Roma, em 2020, após sofrer uma queda e fraturar o fêmur.

O mestre das trilhas sonoras, que deixou um legado artístico inigualável, é homenageado pela Orquestra Laetare, regida pela maestrina Muriel Waldman. Neste concerto, os músicos apresentam as mais importantes canções compostas pelo italiano, que é definido pela Laetare como o Beethoven da era atual. A apresentação tem sessão às 20h, no Teatro do Sesi. A entrada é gratuita. As reservas antecipadas de ingressos já podem ser feitas pelo Meu Sesi, no site da unidade riopreto.sesisp.org.br, ou retiradas uma hora antes do evento.

O tributo a Ennio Morricone integra a programação da Mostra Sesi de Música Erudita, que continua até sábado, 2, no Teatro da unidade. A iniciativa tem o objetivo de valorizar a identidade da música em sua diversidade, com apresentações gratuitas de artistas nacionais conceituados.

Para a organização do evento, a música erudita nunca foi tão elástica quanto hoje. Com toda sua plasticidade e beleza, ela transpõe gerações e conceitos, intermeia-se em polifonias e sonoridades sublimes de seus acordes e harmonias, que reflete a beleza por traz de suas histórias e curiosidades que cercam a vida, as obras e seus compositores.

Na sexta-feira, 1º de julho, às 20h, está programada a apresentação do projeto Villa-lobos – Voz, Violino e Violão, com os músicos Adélia Issa, Eliana Tokeshi e Edelton Gloeden. No palco, três grandes intérpretes apresentam obras instrumentais e vocais do expoente da música de concerto em nosso país, com um repertório que inclui peças pouco executadas, como a Suíte para Canto e Violino, cuja primeira gravação profissional no Brasil foi realizada por Adélia Issa e Eliane Tokeshi.

O grupo celebra Villa-Lobos, que foi um compositor que, a partir das ideias propostas pelo Movimento Modernista, trouxe uma enorme contribuição ao repertório para violão, instrumento até então associado, em nosso país, à música da boemia. Ele utilizou elementos de composição da vanguarda europeia e ao mesmo tempo inspirou-se nas tradições populares brasileiras. Vários dos textos das canções, invocando uma linguagem descontraída e coloquial, são poemas de Manuel Bandeira, Alfredo Ferreira, Dora Vasconcellos, Viriato Corrêa e Mário de Andrade.

A terceira e última apresentação da Mostra Sesi de Música Erudita será comandada pelo compositor e documentarista Fernando Marques, de Rio Preto. Neste sábado, 2, às 20h, o artista apresenta o seu último trabalho “Suíte Orquestral As Missões”, composto e gravado no período mais crítico da pandemia no Brasil. A obra erudita se divide em quatro movimentos: Nação Indígena (A terra/Os Índios); A chegada dos Portugueses (A Chegada/A convivência); A Criação das Missões (A catequização/A prosperidade); e A Destruição das Missões (O conflito/A destruição).

O músico e pianista Esdras Nunes, também de Rio Preto, coproduziu o trabalho com Marques. O filho do compositor, João Fernando Crivelin Marques Alves, ficou encarregado pelos textos e pela narração. Para o concerto no Sesi, Marques adaptou a “Suíte Orquestral” para quarteto de cordas. O concerto terá a participação dos músicos Esdras Nunes (piano), Loise Carla (teclado), Edgard Silva (guitarra), Kauê Oliveira (percussão), Renato Gagliardi (contrabaixo e viola caipira), Osni Ribeiro (viola caipira), Camila Scheneck (violino), Adriano Reis (viola), Joellington Silva (viola) e Gabriela Alves (violoncelo).

Serviço

Mostra Sesi de Música Erudita. Nesta quinta, 30, sexta, 1º, e sábado, 2, às 20h, no Teatro do Sesi. Entrada Gratuita. Reserva de ingressos pelo Meu Sesi (riopreto.sesisp.org.br).

Fernando Marques, de Rio Preto, apresenta o trabalho ‘Suíte Orquestral As Missões’ (Divulgação)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por