Ennio Morricone é celebrado por Orquestra no Teatro do Sesi de Rio Preto
Laetare, regida por Muriel Waldman, faz concerto hoje, às 20h, no Teatro do Sesi


Você conhece Ennio Morricone? Se não, aproveite e vá até o Teatro do Sesi nesta quinta-feira, 30, para assistir a um tributo ao compositor, arranjador e maestro italiano que compôs trilhas inesquecíveis do cinema, como a trilha de “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, e “Os Oito Odiados”, filme dirigido por Quentin Tarantino. Vencedor de dois Oscar e dezenas de outros prêmios, incluindo Globos de Ouro, Grammys e BAFTAs, Morricone morreu aos 91 anos em Roma, em 2020, após sofrer uma queda e fraturar o fêmur.
O mestre das trilhas sonoras, que deixou um legado artístico inigualável, é homenageado pela Orquestra Laetare, regida pela maestrina Muriel Waldman. Neste concerto, os músicos apresentam as mais importantes canções compostas pelo italiano, que é definido pela Laetare como o Beethoven da era atual. A apresentação tem sessão às 20h, no Teatro do Sesi. A entrada é gratuita. As reservas antecipadas de ingressos já podem ser feitas pelo Meu Sesi, no site da unidade riopreto.sesisp.org.br, ou retiradas uma hora antes do evento.
O tributo a Ennio Morricone integra a programação da Mostra Sesi de Música Erudita, que continua até sábado, 2, no Teatro da unidade. A iniciativa tem o objetivo de valorizar a identidade da música em sua diversidade, com apresentações gratuitas de artistas nacionais conceituados.
Para a organização do evento, a música erudita nunca foi tão elástica quanto hoje. Com toda sua plasticidade e beleza, ela transpõe gerações e conceitos, intermeia-se em polifonias e sonoridades sublimes de seus acordes e harmonias, que reflete a beleza por traz de suas histórias e curiosidades que cercam a vida, as obras e seus compositores.
Na sexta-feira, 1º de julho, às 20h, está programada a apresentação do projeto Villa-lobos – Voz, Violino e Violão, com os músicos Adélia Issa, Eliana Tokeshi e Edelton Gloeden. No palco, três grandes intérpretes apresentam obras instrumentais e vocais do expoente da música de concerto em nosso país, com um repertório que inclui peças pouco executadas, como a Suíte para Canto e Violino, cuja primeira gravação profissional no Brasil foi realizada por Adélia Issa e Eliane Tokeshi.
O grupo celebra Villa-Lobos, que foi um compositor que, a partir das ideias propostas pelo Movimento Modernista, trouxe uma enorme contribuição ao repertório para violão, instrumento até então associado, em nosso país, à música da boemia. Ele utilizou elementos de composição da vanguarda europeia e ao mesmo tempo inspirou-se nas tradições populares brasileiras. Vários dos textos das canções, invocando uma linguagem descontraída e coloquial, são poemas de Manuel Bandeira, Alfredo Ferreira, Dora Vasconcellos, Viriato Corrêa e Mário de Andrade.
A terceira e última apresentação da Mostra Sesi de Música Erudita será comandada pelo compositor e documentarista Fernando Marques, de Rio Preto. Neste sábado, 2, às 20h, o artista apresenta o seu último trabalho “Suíte Orquestral As Missões”, composto e gravado no período mais crítico da pandemia no Brasil. A obra erudita se divide em quatro movimentos: Nação Indígena (A terra/Os Índios); A chegada dos Portugueses (A Chegada/A convivência); A Criação das Missões (A catequização/A prosperidade); e A Destruição das Missões (O conflito/A destruição).
O músico e pianista Esdras Nunes, também de Rio Preto, coproduziu o trabalho com Marques. O filho do compositor, João Fernando Crivelin Marques Alves, ficou encarregado pelos textos e pela narração. Para o concerto no Sesi, Marques adaptou a “Suíte Orquestral” para quarteto de cordas. O concerto terá a participação dos músicos Esdras Nunes (piano), Loise Carla (teclado), Edgard Silva (guitarra), Kauê Oliveira (percussão), Renato Gagliardi (contrabaixo e viola caipira), Osni Ribeiro (viola caipira), Camila Scheneck (violino), Adriano Reis (viola), Joellington Silva (viola) e Gabriela Alves (violoncelo).
Serviço
Mostra Sesi de Música Erudita. Nesta quinta, 30, sexta, 1º, e sábado, 2, às 20h, no Teatro do Sesi. Entrada Gratuita. Reserva de ingressos pelo Meu Sesi (riopreto.sesisp.org.br).