Diário da Região
SINGLE

Cena musical segue movimentada em Rio Preto

Banda Vale Hermético lança hoje ‘A Casa no Sol’, uma canção da primavera

por Francine Moreno
Publicado em 24/09/2021 às 20:39Atualizado em 25/09/2021 às 08:17
A banda está lançando compactos que farão parte de um álbum previsto para 2022 (Divulgação/Flavia Oliveira)
Galeria
A banda está lançando compactos que farão parte de um álbum previsto para 2022 (Divulgação/Flavia Oliveira)
Ouvir matéria

Tem novidades no cenário musical de Rio Preto. Uma delas é da banda Vale Hermético. Depois de lançar em julho deste ano o EP "Calor do Inverno" com dois singles, projeto que marcou o início de uma nova fase da carreira, a banda que flerta com a sonoridade e a estética setentista lança a canção "A Casa no Sol" neste sábado, 25, nas plataformas digitais. O grupo, que se inspira nas estações do ano, lança o novo single na semana da chegada da primavera. O objetivo é trazer cada uma das estações as composições atuais da banda.

“A Casa no Sol” é uma poesia romântica escrita por Rafael Garcia com a participação do escritor Ubirathan do Brasil e Paulo Garrido, membro da Vale Hermético. “O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade e no sentimento da natureza”, explica Garcia.

A história do single tem como inspiração acontecimentos e lugares reais e descreve, com romantismo, uma casa afastada na Mata Atlântica, onde, numa viagem, dois amigos que estavam hospedados por lá, acabaram vivenciando experiências mágicas de amor e amizade, florescendo uma união entre essas almas. “A letra tem sua natureza física, mental, emocional e espiritual, bem afloradas, dando liberdade e fluidez à imaginação. O instrumental explora ritmos brasileiro dentro das vertentes do rock'n roll, como o baião e ingere boas doses de improviso e experimentalismo. As vozes trabalham numa dinâmica bem diferente onde todos cantam e até recitam trechos”, afirma Garcia.

O músico afirma que, desde o inverno, a banda vem lançando compactos que farão parte do álbum previsto para 2022. “Os compactos são lançados a cada mudança de estação e trazem a intenção de cada uma: no inverno apresentamos a proposta de aquecer os ossos e o coração através dos desejos. Em 'A Casa no Sol', a ideia é de que os frutos que foram gerados floresceram nos ensinando a amar para evoluir e evoluir ainda mais para amar. Os trabalhos estão presentes em todas as plataformas digitais. Com referências do rock'n roll psicodélico, a banda se abre para o que há de mais obscuro, insondável e enigmático: a busca pelo mistério individual amplificado no coletivo.”

A gravação e mixagem de “A Casa No Sol” são assinadas pela Cosmic Records Produções, masterização pela Baietta Produções e capa por Helio Suguiura. A música conta com a participação de Thais Baldi (voz principal/backing vocal), Guilherme Marques (voz principal/backing vocal), Rafael Garcia (guitarra/vocal), Paulo Garrido (baixo/backing vocal/viola) e Guilherme Pala (bateria). Ananda Borghi e Flavia Oliveira também colaboraram.

Neto & Felipe divulgam ‘Saudade é Mato’

Single tem participação da dupla Guilherme & Santiago (Divulgação/Agnaldo Campos)
Galeria
Single tem participação da dupla Guilherme & Santiago (Divulgação/Agnaldo Campos)

O fogão a lenha, café quentinho e a vida do interior inspirou a dupla sertaneja Neto & Felipe em seu novo trabalho: o DVD “Saudade é Mato”, que será lançado no segundo semestre de 2021 e conta com cinco canções, sendo três inéditas e dois pot pourris de sucessos. Uma das canções inéditas e que dá nome ao DVD acaba de ser lançada nas plataformas digitais, Youtube e emissoras de rádio. Com participação da dupla sertaneja Guilherme & Santiago, a faixa “Saudade é Mato” fala sobre a amada que foi embora para a cidade grande.

Com direção artística de Luís Henrique Paloni, produção musical de Gabriel Pascoal, direção de vídeo de Fernando Trevisan (Catatau), o produto é um lançamento do selo 3SONS e marca uma fase importante na carreira de Neto & Felipe.

Neto & Felipe são naturais de Jales. Amigos desde a infância, eles começaram a cantar ainda no pátio da escola. Quando jovens, eles se mudaram para São Paulo, onde cursaram USP e ampliaram seus horizontes profissionais. Os artistas são compositores e multi-instrumentistas e, em 2020, lançaram os singles “Medo de Amar”, “Vou te Chamar”, “Duas Recaídas” e “Nosso Caso”, que contaram com produção de Jeff Pina. As canções também ganharam versão acústica no EP “Acústico no Grão Estúdio”, com produção da própria dupla e disponível nas plataformas digitais e Youtube. (FM)