SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2022
MAIS ROCK’N’ROLL

Banda de rock de Rio Preto lança música provocativa

‘E livrai-nos do funk carioca, amém!’ estará disponível nas plataformas digitais

Da Redação
Publicado em 21/01/2022 às 23:25Atualizado em 22/01/2022 às 09:20
Carlos Vinícius diz que a música é uma homenagem a 51 artistas do rock nacional (Divulgação)

Carlos Vinícius diz que a música é uma homenagem a 51 artistas do rock nacional (Divulgação)

Como forma de provocar a atual indústria musical brasileira, a banda de rock “Pinga com Groselha”, de Rio Preto, lançará no próximo sábado, dia 29, a música “E livrai-nos do funk carioca, amém!”, com distribuição digital em várias plataformas. De acordo com o músico e vocalista da banda, Carlos Vinícius, o título peculiar vem criticar a preferência comercial dessas músicas por parte das produtoras e da mídia que, na opinião dele, potencializa “estilos com pobreza cultural e musical absurdas”.

“Na verdade, o título foi um desabafo, porque o rock é tão rico, tem tanta coisa boa e, infelizmente, a mídia só privilegia o funk e o sertanejo. Nos anos 80 e 90, por exemplo, os programas televisivos expunham desde de o rock nacional até a MPB, com artistas populares de vários estilos. E hoje não acontece mais isso. Só fica atrás de dupla sertaneja e funk carioca. Então, esse é um desabafo que eu faço, pois ainda existe muita banda boa de rock, que merece ser ouvida”, explica o vocalista.

O título da música foi inspirado no nome de um grupo nas redes sociais, em que Vinícius participava para acompanhar os assuntos relacionados ao rock e suas vertentes. Apesar da crítica que faz à indústria musical, ele considera a canção uma “declamação musicada” e enfatiza que a intenção maior também será homenagear 51 artistas do rock nacional. “Na música, eu conto uma história fictícia e vou encaixando os nomes dessas bandas e artistas na letra, dando sentido para o enredo que criei”, pontua.

A banda “Pinga com Groselha” foi criada por Carlos Vinícius em 2011. Inicialmente, a ideia de juntar o tradicional rock com o estilo mais brega surgiu após o músico ver o tema em uma revista especializada em guitarras. “Achei interessante esse instrumental com rock e brega, então tivemos a ideia de relacionar o rock com ‘pinga’ e o brega com ‘groselha’”, conta.

Apesar de ter atuado por 10 anos neste estilo, a banda renunciou ao ‘brega’ e, hoje, define-se apenas ao estilo do rock’n’roll e heavy metal. “A banda sempre teve a vertente rock mais forte. Atualmente, o próprio grupo achou melhor focar apenas no rock, já que é o estilo de todos os integrantes. Mas, assim, a banda continua irreverente no jeito e nas canções.”

Dentre as músicas de sucesso da banda, o músico destaca duas: “Brega Rock” e “Muié das Quebrada”, que foram classificadas no Festival Planeta Rock, em Rio Preto, nos anos 2017 e 2018, respectivamente. Além de Carlos Vinícius, que toca guitarra, violão e vocal, o “Pinga com Groselha” conta com o baterista Junior Torres, que também faz backing vocal, e o baixista Giovani Lavras, que entrou este ano na banda.

Serviço

O lançamento da música “E livrai-nos do funk carioca, amém!”, da banda “Pinga com Groselha”, será no dia 29 de janeiro, nas principais plataformas digitais, como Spotify e Deezer, e no canal da banda no Youtube “Pinga com Groselha.”

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por