SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2021
CULTURA EM CASA

Museu da Imagem e do Som promove encontros e cursos online

Programação conta com cursos, encontros e bate-papos sobre temas como história da arte e cinema

Rita FernandesPublicado em 14/09/2021 às 21:52Atualizado há 15/09/2021 às 08:47
Bill Lundberg é pioneiro na produção de vídeo instalação (Divulgação)

Bill Lundberg é pioneiro na produção de vídeo instalação (Divulgação)

O Museu da Imagem e do Som (MIS) preparou uma ampla programação online como parte da campanha #MISemCASA, com cursos, encontros e bate-papos sobre temas como história da arte e cinema.

Para amanhã, o destaque é um bate-papo ao vivo sobre videoarte com Bill Lundberg, pioneiro na produção de vídeo instalação e vídeo escultura. O encontro virtual, que será conduzido por Márcia Beatriz Granero, será às 19h, no canal do MIS no Youtube.

Lundberg se envolveu em investigações estéticas que antecedem as de seus contemporâneos mais notáveis, incluindo Gary Hill, Bill Viola e Tony Oursler.

Natural de Albany, nos Estados Unidos, Lundberg integrou por mais de 40 anos as qualidades formais da pintura, performance e filme para falar sobre a condição humana.

O próximo bate-papo online será no dia 22 deste mês, às 19h, com o tema “Museus: perdas e recomeços”, com participação de Claudinei Cássio de Rezende, professor de História da Arte da PUC-SP e de Arte Clássica no Centro Universitário Belas Artes. O tema escolhido faz parte da iniciativa “Primavera de Museus”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o propósito de mobilizar museólogos no desenvolvimento de programações focadas em temas específicos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 22, pela plataforma Sympla.

Além disso, o MIS preparou aulas online sobre Cinema e arte contemporânea. Os cursos “Roteiro de Programa e TV” e “Sala de Roteiro” são destinados a acadêmicos e profissionais de TV e cinema, sendo que o enfoque do primeiro é a produção de projetos não ficcionais, com atividades práticas. Já o segundo aborda as funções de cada roteirista no desenvolvimento de trabalhos em grupo.

Outros cursos são “Como realizar um curta-metragem em casa”, que guia os alunos na realização de um curta, considerando as limitações técnicas impostas por este ambiente, e “Iluminação na Prática”, em que os participantes aprendem a utilizar o flash, luz de led, luz ambiente, entre outros recursos para produzir fotografias. Os cursos “Walt Disney: Imaginário e Legado da Magia” e “O Cinema de Alfred Hitchcock” exploram as obras desses dois grandes gênios do cinema. Confira o calendário pelo site www.mis-sp.org.br/programacao/.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por