Mostra Educar Ancestral promove vivências indígenas em Rio Preto
Programação inclui oficinas, plantio, feira e sarau com foco nos saberes ancestrais em atividades abertas ao público na Casa SP Afro e no espaço Território dos Sonhos

Às vésperas do Abril Indígena, São José do Rio Preto abre espaço para um encontro que vai na contramão da pressa urbana: escutar, aprender e partilhar saberes que atravessam gerações. Nos dias 28 e 29 de março, a cidade recebe a II Mostra Educar Ancestral, com uma programação que reúne oficinas, vivências, feira e sarau protagonizados por indígenas da Aldeia Icatu e da região.
Voltada a públicos de todas as idades, a iniciativa propõe uma aproximação direta com as culturas e cosmologias dos povos originários, por meio de experiências que conectam arte, educação e território. As atividades serão realizadas na Casa SP Afro, no Jardim Santa Lucia, e no espaço Território dos Sonhos, na zona rural da cidade.
Mais do que um evento pontual, a proposta nasce de um movimento coletivo. “A Coletiva Educar Ancestral nasce do encontro de duas mulheres, mas hoje se estende muito além de nós. É um espaço de articulação entre artistas, educadores e sonhadores que acreditam na força dos saberes ancestrais, da arte e da educação como caminhos de transformação. Em meio à cidade de concreto de Rio Preto, cultivamos nossa Mari Hi, a árvore dos sonhos, criando encontros, formações, vivências e ações culturais que conectam pessoas, memórias e territórios”, afirma Neny Luá.
A programação começa no sábado, 28, com atividades pela manhã na Casa SP Afro, incluindo plantio, bate-papo sobre árvores nativas e distribuição de mudas, com a presença de lideranças indígenas. À tarde, no Território dos Sonhos, será realizada uma oficina de cerâmica indígena, com vagas limitadas e inscrição prévia, além do Espaço Akauã do Brincar.
No domingo, 29, o destaque é o Sarau Ancestralidade Presente, que reúne poesia, música e narrativas, acompanhado da Feira Ancestral, com exposição e comercialização de arte e alimentos produzidos por artistas e artesãos indígenas. A programação inclui ainda atividades voltadas ao público infantil, com mediação educativa.
“A Mostra Educar Ancestral é um desses momentos de encontro. Um espaço para celebrar saberes, escutas e expressões que atravessam o tempo. Nesta edição, teremos a presença de indígenas da Aldeia Icatu, fortalecendo o diálogo com os povos originários, além de um Sarau Ancestral, reunindo poesia, música e palavra viva para partilhar histórias, afetos e visões de mundo. Um convite para estar junto, aprender e celebrar as raízes que nos sustentam”, completa Neny.
A iniciativa também chama atenção para uma presença muitas vezes invisibilizada. Dados do Censo 2023 do IBGE indicam que Rio Preto possui cerca de 246 domicílios com presença indígena, somando aproximadamente 309 pessoas — um retrato que reforça a importância de ações que valorizem essas existências no contexto urbano.
Com medidas de acessibilidade, como interpretação em Libras e práticas de acessibilidade atitudinal, a mostra busca ampliar o alcance das atividades e fortalecer a consciência coletiva sobre os vínculos entre culturas indígenas e os territórios, sejam eles rurais ou urbanos.
O projeto é realizado por meio da Lei Nelson Seixas de Incentivo à Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e parceria do Viveiro Municipal Limírio Urias Gomes.