Macaubal e Mirassol recebem cinema itinerante movido a energia solar
O primeiro cinema itinerante está rodando o estado até 17 de dezembro, com exibição de filmes nacionais, distribuição de pipoca e de uma história em quadrinhos

A "Caravana Paulo Gustavo - CineSolar" apresenta o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, que está sendo vivenciado ao ar livre no estado de São Paulo. Na região de Rio Preto, as cidades que recebem o projeto são Macaubal, nesta quinta-feira, 4, e Mirassol, no sábado, 6. Até 17 de dezembro, o furgão vai estacionar em outros 14 municípios paulistas - sendo mais 6 na região - oferecendo diversas atividades e, na telona, serão exibidos curtas-metragens e filmes nacionais, como "O Auto da Compadecida 2" e "Perlimps".
Com acesso gratuito e livre para todas as idades, a iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, com gestão e produção da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte, e conta com apoio institucional da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e correalização das Prefeituras Municipais.
Durante as sessões, haverá distribuição de pipoca e um bate-papo com um convidado especialista em cinema. O público receberá ainda a HQ exclusiva "Luz, Câmera, Brasil", que aborda a história do cinema brasileiro. Estão à frente desses encontros Marcelo Colaiácovo, cineasta, pesquisador e realizador de filmes brasileiros, e Carlos Primati, crítico, pesquisador, palestrante e membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
"Quando levamos um cinema movido a energia solar para praças e bairros do interior, reafirmamos o que defendemos todos os dias: o audiovisual é motor de formação, inovação e identidade. Essa Caravana aproxima o público das nossas histórias e reforça a presença ativa do Estado em iniciativas que estimulam novas vocações e despertam futuros possíveis. É um gesto que amplia acesso, mobiliza comunidades e lembra que cultura, quando chega de verdade às pessoas, transforma trajetórias", destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A Caravana contempla os seguintes municípios: Embu-Guaçu, Barueri, Américo de Campos, Anhembi, Cardoso, Macaubal, Iperó, Itatinga, Mirassol, São João de Iracema, Vitória Brasil, Ribeirão Bonito, Santa Ernestina, Mesópolis, Valparaíso e Araraquara. Nos municípios de Barueri, Anhembi, Iperó, São João de Iracema e Américo de Campos, o projeto também realizou a oficina "Uma Viagem pela História do Cinema Brasileiro", com foco na formação de educadores, que revisita desde os primórdios do nosso cinema, no século 19, até as produções contemporâneas.
"Em 2025, tivemos importantes ações voltadas ao setor audiovisual paulista, como o São Paulo Audiovisual Hub - Mostra Paulo Gustavo, que recebeu convidados do mundo inteiro para formação, negócios e conexões. Agora nos voltamos para o interior do nosso estado, e de maneira sustentável, não por um acaso quando o mundo se reúne no Brasil para dialogar sobre o enfrentamento às mudanças climáticas. A Caravana é sobre a potência do nosso setor audiovisual, mas é também sobre educação, conscientização e formação de uma geração comprometida com as boas práticas.", afirma Gláucio Franca, diretor geral da APAA.
O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
"Estar na Caravana com o CineSolar e a Brazucah, que atua na difusão do cinema brasileiro há mais de 20 anos, representa a união de dois movimentos essenciais: a celebração do cinema produzido no país e a consciência de um futuro mais sustentável. Em um ano marcado pela COP 30 no Brasil e pela conquista histórica do Oscar, levar nosso cinema movido a energia solar ao encontro do público reforça a potência do nosso audiovisual e o papel transformador da cultura. Mais do que assistir a filmes, proporcionamos conexão entre as pessoas, histórias e sonhos", diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
PROGRAMAÇÃO
Macaubal/SP
Sessões de Cinema
Data: Quinta-feira (04/12)
Horários: 19h - 1ª sessão: curtas-metragens
20h - 2ª sessão: "O Auto da Compadecida 2"
Após a sessão: bate-papo com convidado especialista em cinema
Entrada: livre - não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça, HQ "Luz, Câmera, Brasil" e visita ao furgão do CineSolar
Local: Praça Pública de Macaubal - Rua Carmo Buissa, s/n- Centro - Macaubal/SP
Local em caso de chuva: Centro Comunitário de Macaubal - Rua Carmo Buissa, s/n - Centro
Mirassol/SP
Sessões de Cinema
Data: Sábado (06/12)
Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens
19h30 - 2ª sessão: "O Auto da Compadecida 2"
Após a sessão: bate-papo com convidado especialista em cinema
Entrada: livre - não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça, HQ "Luz, Câmera, Brasil" e visita ao furgão do CineSolar
Local: Auditório Cândido Brasil Estrela - Rua Rui Barbosa, 2170 - Centro