Diário da Região
COMPORTAMENTO

Livro traz relatos de quem convive com a Síndrome de Down

A contracapa de "No Relicário com Dragões" é assinada pelo senador Romário, pai de uma adolescente com Síndrome de Down

por Hárlen Felix
Publicado em 31/03/2021 às 20:58Atualizado em 06/06/2021 às 09:48
Capa do livro 'No Relicário com Dragões', da Ponto Z (Reprodução)
Capa do livro 'No Relicário com Dragões', da Ponto Z (Reprodução)
Ouvir matéria

Pais, mães, familiares e amigos de pessoas com Síndrome de Down compartilham seus relatos de convivência com essa particularidade genética do ser humano no livro "No Relicário com Dragões – Delicadeza e força no mundo Down", que a Editora Ponto Z lança em Rio Preto. A publicação chega no esteio das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março).

Organizado pelo jornalista e editor Edmilson Zanetti, "No Relicário com Dragões" conta com a participação de 129 autores de 12 estados e do Distrito Federal, que relatam, em prosa e verso, a experiência de ter uma pessoa com síndrome de Down na família. "São histórias extremamente emotivas, pela singularidade do sentimento que remete ao familiar, a um mundo que tem de medo do desconhecido, da novidade, ao extremo e infinito amor pelo filho em princípio considerado diferente", diz Zanetti.

No livro, sete textos são assinados por pessoas com a Síndrome de Down, que relatam suas próprias experiências. "Os personagens centrais, homenageados com foto na página e num mosaico colorido na abertura e no fechamento da publicação, incluem de bebês com menos de um ano de vida até um idoso de 60 anos", explica o organizador da publicação.

Segundo Zanetti, há famílias com três pessoas com a síndrome na mesma casa, relato de uma mãe que, para acalentar a dor da irmã que teve um bebê com essa particularidade genética, adotou outro com as mesmas características.

A contracapa de "No Relicário com Dragões" é assinada pelo senador Romário, ex-craque da seleção brasileira de futebol, pai de uma adolescente com Síndrome de Down. No Senado, ele foi relator da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de 2015. "Quando nasce uma criança com deficiência, nascem pais, avós, tios… especiais. Nasce um amor capaz de mobilizar céu e terra para construir um mundo onde caibam as deficiências e a diversidade. Nasce um novo olhar, mais generoso, paciente e respeitoso com o outro", escreveu Romário.

As orelhas trazem a assinatura da escritora Hilda Gular e a capa, da publicitária Lucimar Canteiro. O exemplar pode ser solicitado diretamente na Editora Ponto Z: editorapontoz@gmail.com ou (17) 99230-0006.