SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2021
HOMENAGEM

Vencedores do concurso 'Poesia na Cidade' recebem caricaturas

Premiados no concurso ganharam desenhos assinados por Lézio Junior

Francine Moreno
Publicado em 11/10/2021 às 19:31Atualizado em 12/10/2021 às 08:06
Professora e escritora Priscila Topdjian

Professora e escritora Priscila Topdjian

Além de ganhar destaque nas primeiras páginas da revista Bem-Estar e integrar a exposição no Riopreto Shopping, que foi encerrada no último domingo, 10, os três primeiros colocados no concurso “Poesia na Cidade”, promovido pela revista, receberam uma caricatura assinada pelo cartunista, ilustrador e caricaturista Lézio Junior, que é responsável pelas charges diárias, caricaturas, tiras de humor e ilustrações do jornal.

Autora do texto “Vocação para a peste”, a professora e escritora Priscila Topdjian recebeu a imagem na última quinta-feira, 7, na redação do Diário da Região. “Eu adorei a caricatura. Sempre me vi representada em desenhos com uma expressão melancólica, mas a caricatura que o Lézio fez de mim quebrou esse estereótipo. Ele conseguiu desdobrar minha personalidade literária em outros 'eus'. Lembrei-me até do poema 'Não sei quantas alma tenho', do Fernando Pessoa: 'Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem acabei [...].' Em outras palavras, a caricatura se desdobrou também, diante de mim, pois ao buscar me refletir, fez nascer um outro eu lírico no poema premiado.”

Nesta segunda-feira, 11, a professora e coordenadora pedagógica Katiuce Lopes Justino, autora da poesia “Santa Ceia” que ficou em segundo lugar no concurso, também recebeu seu desenho. “Vindo do Lézio Junior, a gente espera sempre uma leitura, uma releitura, e foi isso que eu percebi. Gostei muito. É como se ele buscasse traços profundos da pessoa e me senti muito representada. Adorei participar do projeto. Estou muito feliz.”

O poeta Walter Merlotto, que faturou o terceiro lugar com o texto “Pedra Bruta”, também foi contemplado com uma caricatura nesta segunda. “O Lézio é um dos melhores artistas do Estado de São paulo. Adorei o desenho e acho que ele até me rejuvenesceu. Já compartilhei a imagem com vários parentes de todo o Brasil. E quem foi na exposição achou muito bom. Participar deste projeto foi uma experiência ótima.”

Professora e coordenadora pedagógica Katiuce Lopes Justino (Johnny Torres 7/10/2021)

Lézio Junior afirma que é recompensante participar de um concurso que tem o objetivo de promover o interesse pela arte e pela literatura, por meio da escrita de poetas profissionais e amadores. “Para mim é gratificante participar de uma ação que está ligada à arte e literatura, e divulga novos talentos.” Para o profissional, a poesia, como forma de expressão e crítica, tem um papel muito importante na sociedade, pois estimula a imaginação tanto do autor quanto do leitor. “Além disso, a caricatura e a poesia têm uma ligação muito forte, pois elas têm uma liberdade poética. Tanto a poesia, quanto a caricatura, não é algo superficial. As duas focam na expressão, nos sentimentos.”

Celebrando a poesia, a revista Bem-Estar revelou os vencedores da segunda edição do concurso na sua edição do dia 26 de setembro. O projeto continua todos os domingos com uma página na revista, que é encartada no jornal Diário da Região. Interessados em participar, podem encaminhar as poesias para análise curatorial para o e-mail francine.moreno@diariodaregiao.com.br, com uma foto, identificação, além de um telefone para contato. Os textos enviados participarão de uma nova etapa do concurso que será lançada em 2022.

Poeta Walter Merlotto (Johnny Torres 11/10/2021)

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por