Semana Senac de Leitura tem atividades gratuitas em Rio Preto
Evento convida a comunidade para experiências que transformam a biblioteca em palco para encontros, criações e descobertas

Com a proposta de transformar a biblioteca em um espaço vivo de cultura, convivência e aprendizado coletivo, o Senac realiza a partir da próxima terça, 22, até o sábado, 26, a 10ª edição da Semana Senac de Leitura.
O evento, gratuito e aberto ao público, tem como tema “Cultura e convivência: a biblioteca além dos livros” e conta com uma programação diversificada que busca expandir o papel tradicional das bibliotecas.
RIO PRETO
No Senac Rio Preto, a programação tem início com um bate-papo com o premiado escritor Itamar Vieira Junior. Autor do consagrado romance “Torto Arado”. No encontro, ele discute sua trajetória e os temas centrais de sua obra. As inscrições para esta atividade, no entanto, já estão encerradas.
Na quarta-feira, 23, das 8h30 às 10h30, ocorre a oficina “Bobagens Geniais”, conduzida por João Paulo Paladino, docente de Desenvolvimento Social no Senac. A atividade propõe uma reflexão sobre o conto “Das Vantagens de Ser Bobo”, de Clarice Lispector, e os poemas de Manoel de Barros, incentivando os participantes a explorarem sua criatividade por meio de escrita e construção de objetos simbólicos com materiais recicláveis.
No mesmo dia, das 14h30 às 15h30, o público poderá participar da oficina “Audição Comentada na Vitrola: Trilha Sonora de Ainda Estou Aqui”, com o ator, produtor cultural e DJ Harlen Felix. A trilha sonora do filme “Ainda Estou Aqui” será ouvida em vinil, seguida de um bate-papo sobre as sensações proporcionadas pelo som analógico e reflexões sobre as letras das músicas. O objetivo é criar um momento de imersão, promovendo uma escuta atenta e um diálogo sobre a relação entre som, poesia e emoção.
Já na quinta-feira, 24, o arte-educador, poeta e MC Pedro Improvisador conduz o “Sarau das Vozes” em três horários: das 9h às 10h, das 14h30 às 15h30 e das 20h às 21h. O encontro convida os estudantes a expressarem sentimentos e ideias por meio de poesia, música e outras manifestações artísticas.
Já na sexta-feira, 25, o projeto “Bibliotur: Descobrindo a Cultura na Cidade” promove visitas ao Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva, com saídas do Senac às 8h30 e às 14h30. A ação busca ampliar o repertório cultural dos participantes e fortalecer a conexão com a arte Naïf, representativa da região.
Também na sexta, das 9h às 10h, acontece a oficina “Carimbos Poéticos: Quando Folhas e Palavras se Encontram”, com Nathalia Dalbert, docente no Senac Rio Preto nos cursos da área de Comunicação e Design. Nesta oficina, os participantes exploram a relação entre poesia e natureza por meio da criação de carimbos com folhas, galhos e outros elementos naturais. Inspirados nos versos de Manoel de Barros, que celebra o simples e o encantamento pelo mundo natural, os participantes irão produzir estampas únicas em papel ou tecido, utilizando tinta e técnicas de impressão artesanal. Além da experimentação plástica, a oficina incluirá um momento de escrita criativa, em que cada participante poderá compor pequenos poemas ou reflexões inspirados nos carimbos criados.
Encerrando a programação, a tradicional Feira de Troca de Livros acontece na sexta e no sábado, dias 25 e 26, das 8h às 12h. Os participantes poderão trocar livros usados, descobrir novos autores, conversar com outros leitores e doar obras em bom estado. São aceitos livros de literatura, HQs e gibis. Obras didáticas, religiosas, de cunho político-partidário, enciclopédias, guias e revistas não serão aceitas.
Mais informações estão disponíveis no site www.sp.senac.br e nas redes sociais da unidade.