Diário da Região
LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA

Rio-pretense Ivan Reis lança projeto 'Diálogos' no Youtube

À frente do projeto Letras Negras, voltado à promoção da literatura feita por negras e negros, Reis apresenta nesta terça-feira, 30, a iniciativa "Diálogos - Literatura Negro-Brasileira”

por Francine Moreno
Publicado em 29/11/2021 às 21:32Atualizado em 30/11/2021 às 08:25
Ivan Reis é professor, poeta e militante negro em Rio Preto (Divulgação)
Ivan Reis é professor, poeta e militante negro em Rio Preto (Divulgação)
Ouvir matéria

O professor, poeta e militante negro Ivan Reis, mais uma vez, usa a literatura como ferramenta na guerra permanente contra o racismo e a desigualdade social. À frente do projeto Letras Negras, voltado à promoção da literatura feita por negras e negros, Reis apresenta nesta terça-feira, 30, um novo projeto em Rio Preto. Trata-se da iniciativa "Diálogos - Literatura Negro-Brasileira”.

O projeto é uma síntese do projeto de pesquisa de Ivan Reis sobre literatura negro-brasileira, em que aborda as vertentes da literatura afro-brasileiro, literatura negra, escritos negros, literatura afro e literatura brasileira. Neste projeto, ele luta por ressignificar não só a literatura negra, mas também a oralidade, história e escrevivência (escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência de vida da própria autora e do seu povo) dos antepassados.

Viabilizado por meio do Prêmio Nelson Seixas 2021, o projeto "Diálogos - Literatura Negro-Brasileira” será exibido nesta terça-feira, 30, às 20h, no canal Letras Negras no YouTube. O vídeo é indicado para todos os públicos. A principal mensagem é mostrar a literatura negro-brasileira como protagonista da história. O pesquisador e autor, neste cenário, faz um diálogo sobre as vertentes literárias e nossa história, em que participam autores contemporâneos de literatura negro-brasileira.

Ivan Reis é formado em Literatura e educador sociocultural na Fundação casa há quase 20 anos. Ele também foi conselheiro no Conselho Afro de Rio Preto e vice-presidente, e é autor dos livros “Letras Negras 2020”, “Negru-me 2021” e “Nó na Garganta”.