Raul Marques lança livro sobre a 'mania' infantil de fazer perguntas
'Quero ser o Google dos meus filhos', diz Raul Marques, que lança, na próxima semana, o livro 'A Menina Que Adorava Perguntar', sua primeira obra para as crianças
O mundo é uma constante novidade para as crianças. Por isso, elas enchem os adultos, principalmente os pais, de perguntas, na tentativa de entender as coisas que estão ao seu redor.
Com o jornalista e escritor Raul Marques e sua filha, Isabela, não foi diferente. Hoje com 7 anos, a menina sempre recorreu ao pai e a mãe, a também jornalista Mariana Daher, para esclarecer os mais variados assuntos. "À medida que ela foi crescendo, as perguntas foram ficando mais complexas. Até que um dia ela me perguntou quem havia criado Deus", relembra.
A complexidade da pergunta, que exigiu uma certa criatividade na resposta, mexeu com Marques, que passou a observar com mais atenção os questionamentos feitos pela filha. E esse exercício de observação rendeu um livro, o primeiro do jornalista e escritor de Rio Preto voltado para o público infantil.
Contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura, o livro "A Menina Que Adorava Perguntar" será lançado na próxima quarta-feira, 16, em noite de autógrafos no Quintal Food Park. Trata-se da concretização de um projeto que teve início no ano passado, quando, antes mesmo de ser publicada, a obra de Marques figurou entre os finalistas do Prêmio Off-Flip de Literatura, que faz parte da programação da Feira Literária de Paraty.
"O livro também é uma forma de mostrar aos pais a importância de sempre estar disponível para responder às perguntas dos filhos. Eu adotei isso como lema de vida. Quero ser o Google dos meus filhos", comenta o jornalista e escritor, que também é pai de João Pedro, 3 anos.
Com apresentação assinada pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão, "A Menina Que Adorava Perguntar" apresenta Bela - uma homenagem à filha do jornalista e escritor -, uma garotinha que quer saber sobre a origem de tudo, desde as fases da lua até quem inventou o pão. As ilustrações da publicação são de Vanessa Alexandre.
Autor de 10 livros, entre crônicas, poesias e registros históricos, Marques encarou um novo desafio literário ao escrever para o público infantil. "Tentei ser o mais simples e conciso possível. E isso, claro, sem subestimar a inteligência das crianças. É necessário um cuidado maior com as palavras, para que não surjam novas dúvidas", conta Marques, que já tem mais quatro livros infantis escritos, um deles dedicado ao filho.
Além do lançamento no Quintal Food Park, "A Menina Que Adorava Perguntar" será alvo de cinco sessões de contação de história, que serão realizadas pela contadora Con Lopes em escolas de Rio Preto. Também serão repassados exemplares para as bibliotecas públicas e escolas infantis da cidade.
Serviço Lançamento do livro 'A Menina Que Adorava Perguntar', de Raul Marques. Quarta-feira, 16 de janeiro, às 19h30. Quintal Food Park (Rua Presciliano Pinto, 2399). Gratuito