SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
AEILIJ

'O Caminho da Escola' é finalista de prêmio de Literatura Infantil e Juvenil

A obra propõe um olhar para a vulnerabilidade das pessoas na condição de refugiados a partir de uma história leve e poética

Francine Moreno
Publicado em 18/03/2022 às 19:58Atualizado em 19/03/2022 às 08:59
Raul Marques lançou o livro 'O Caminho da Escola' em 2021 (Reprodução/Facebook)

Raul Marques lançou o livro 'O Caminho da Escola' em 2021 (Reprodução/Facebook)

O livro “O Caminho da Escola” (Aletria Editora), obra do jornalista e escritor Raul Marques voltada ao público infantil, é finalista do tradicional prêmio literário brasileiro da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij), na categoria texto literário juvenil. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 18.

A obra propõe um olhar para a vulnerabilidade das pessoas na condição de refugiados a partir de uma história leve e poética. “O Caminho da Escola” é o segundo livro de Marques que trata da migração. Em 2020, ele publicou “A Revolução das Crianças”, que já apresentava o tema.

“O Caminho da Escola” apresenta Sara e sua família. Juntos, eles atravessam um deserto e uma série de dificuldades, mas a protagonista persiste motivada pelo sonho de ir à escola. O livro tem ilustrações de Bruna Assis Brasil.

“É uma alegria ver meu trabalho ao lado de grandes autores, que produzem lindos livros para crianças, jovens e para quem quiser. 'O Caminho da Escola' concorreu com 278 obras publicadas em 2021, em 15 estados. O resultado será divulgado em 18 de abril”, afirma.

Este é o terceiro reconhecimento da obra. “Ele foi finalista do prêmio Barco a Vapor (2020), vencedor do Proac 2021 e finalista do Prêmio da Aeilij. No livro, abordo a questão do refúgio, tema, infelizmente, que não sai dos noticiários, como tem ocorrido com os ucranianos agora, para falar só de uma nação.”

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por